Assistência técnica com foco na qualidade da água será padronizada no Estado

16 de junho de 2014 - 16:40

As ações de assistência técnica com foco no rebatimento da quantidade e qualidade da água serão padronizadas por uma câmara técnica. Essa foi uma das deliberações da reunião do Comitê de Segurança Hídrica, que ocorreu na tarde desta segunda (16), no auditório do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam). A reunião, comandada pelo vice-presidente do Conpam, Afonso Neto, teve participação dos técnicos Gunars Platais e Erwin V. de Nys, do Banco Mundial, por videoconferência.

Nas próximas semanas, as instituições que integram o comitê vão formar uma câmara técnica que vai articular os termos de referência de forma integrada no Estado. A intenção é definir indicadores e buscar atingir metas que incidam na qualidade e quantidade de água no Ceará.

O vice-presidente do Conpam, Afonso Neto, afirmou que o regimento interno do comitê será enviado aos técnicos do Banco Mundial para avaliação e em seguida será publicado. Ele propôs ainda que, no dia 14/07, os comitês de Segurança Hídrica e da Seca troquem informações para conhecimento de atividades e definição de ações integradas e independentes.

Nesse sentido, o secretário de desenvolvimento agrário, Nelson Martins, sugeriu que ocorram reunião do comitê de segurança hídrica com outras instâncias como Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e programa Água para Todos. Segundo o secretário, essa seria uma forma de tomar decisões com mais conhecimento da realidade estadual.

altO economista ambiental do Banco Mundial, Gunars Platais, elogiou o Estado por ter formado o comitê de segurança hídrica antes da maioria dos Estados brasileiros. “O Ceará está tendo uma oportunidade única de levar adiante as ações financiadas pelo Banco Mundial e que vão refletir em melhoria significativa na quantidade e qualidade da água utilizada pela população”, disse.

O Plano de Segurança Hídrica também foi abordado durante o encontro. Na próxima reunião do comitê, dia 14/07, haverá discussão sobre os pontos para sistematizar sua formatação. Alguns membros do comitê ressaltaram a necessidade de ouvir as demandas da sociedade civil para formular a estratégia de ação.

Por fim, a reunião do comitê tratou de uma campanha de comunicação voltada à população cearense. A ação deve abordar atividades como coleta seletiva e saneamento básico. Ficou definido que os integrantes dos órgãos envolvidos formarão um grupo para definir as áreas da atividade, como meio ambiente, saúde e gestão de recursos hídricos.