Carta de Sobral sobre desertificação ainda recebe contribuição

2 de setembro de 2013 - 10:57

A Carta de Sobral gerada pela 1ª Conferência Científica ILACCT – O Valor das Terras Secas que foi lida e assinada, ainda não está fechada. Se alguém quiser contribuir com sugestões, elas podem ser anexadas se remetidas via e-mail: ilacct@sobral.ce.gov.br ou ilacct@ilacct.org. Foram três dias de intensa programação, de 28 a 30 de agosto, onde as técnicas exitosas de combate à desertificação foram apresentadas, em mesa coordenada pelo presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente(Conpam), Paulo Henrique Lustosa e Natalia Gedanke, do Ministério da Integração Nacional. “Não nos faltam projetos que são exemplos de tecnologias e boas práticas. Por que isso não ganha escala? Não se dissemina?” foi a indagação feita por Paulo Henrique.

Foram palestrantes:Laura Torres (IADIZA-Argentina), Jorge Luís de Paula (Proj. Cabra Nossa-Sobral), José Artur Padilha (Eng. Ambiental- Projeto desenvolvido em Pernambuco), Lindomar Damasceno (Polyclay-Nanotech Indústria e comércio Ltda.) e Emília Pereira Sampáio, da Associação Comunitária Jatobá, de Crateús/CE, que desenvolve projeto de quintais produtivos, com apoio do Conpam, através do Mata Branca.Esse trabalho envolve a juventude, aumenta o nível de consciência sobre coleta seletiva e meio ambiente, fomenta a diversificação da produção familiar promovendo uma melhoria na qualidade da alimentação.

A Carta de Sobral, na opinião do secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro “Essa carta deve ser o primeiro passo para um futuro com mais perspectivas. A imagem do carro-pipa e da lata d’água na cabeça deveria ser algo do século passado ainda está presente e nós autorizamos a contratação de mais de 5 mil pipeiros para atender 783 municípios”, asseverou o secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro.

No último dia, houve a entrega de placas homenageando algumas pessoas que se destacaram na realização do evento ou por apresentarem projetos importantes, como o padre João Batista Frota, com o Cabra Nossa, em Sobral, e o Dalvino Franca, cujo tempo na direção da Agência Nacional de Águas, está terminando. A solenidade de encerramento contou com a presença do senador Inácio Arruda. Nos discursos, tanto na abertura quanto no encerramento, houve agradecimentos aos médicos cubanos que estão no Brasil para ajudar a cuidar da saúde do povo mais carente. Dezessete países estavam representados no evento: Cuba, França, Argentina, Peru,Venezuela, Paraguai, Espanha, Panamá, México, Costa Rica, Equador, Belgica, Colômbia, Estados Unidos, Bolívia, Honduras e El Salvador.

Assessoria de Comunicação do Conpam
Elizabeth Rebouças-
31011235