Equipe mapeia trilha na Apa de Baturité

17 de maio de 2013 - 10:13

A equipe do Centro de Articulação da APA da Serra de Baturité , juntamente com supervisor da Unidade de Conservação, Adriano Sales, percorreu, no dia 16, a trilha ecológica na Trilha do Poço da Veada, no município de Guaramiranga. A expedição teve como objetivo conhecer e fazer um levantamento topográfico e fotográfico do trajeto, altimetria, extensão e reconhecimento de espécies da vegetação nativa, visando o mapeamento de todas as trilhas existentes na Apa.

“A referida trilha com extensão de 2,2 km, pode ser percorrida de 1 hora e 10 minutos à 1 hora e 40 minutos, conforme as condições físicas dos visitantes. O trajeto possui um alto nível de dificuldade por apresentar trechos com aclives e declives bastante acentuados sendo necessário inclusive o uso de cordas, além de plantas espinhosas, cortantes e urticantes. A trilha é feita no leito do rio que é muito pedregoso, exigindo esforço para escalar pedras”, destaca a monitora da APA da Serra de Baturité, Patrícia Jacaúna Barbosa.

Durante o trajeto, foram encontradas espécies de plantas nativas, entre elas: maçaramduba, sumaúma, cedro branco e guabiraba. A Mata Atlântica onde está localizada a Trilha do Poço da Veada, também serve de habitat para a fauna local endêmica, como sapo folha, pássaro guaramiranga, sabiá, galo campina, saíra, beija-flor, e animais de pequeno porte, entre eles: raposa, macaco, quandú, serpente como a malha de fogo, cobra de veado e jararaca.