Semana do Meio Ambiente

A SEMANA DO MEIO AMBIENTE, instituída oficialmente pelo Decreto Nº 86.028 de 27 de maio de 1981, tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”. Esse evento é realizado anualmente, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 05 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

 

No Estado do Ceará, a SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente, como órgão responsável pela política ambiental do Estado, coordena esse evento através de sua Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS).

 

Em parceria com os municípios cearenses, ONG’s e instituições públicas e privadas, são realizadas atividades em todo o estado, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

 

Os municípios do Estado comemoram a SEMANA DO MEIO AMBIENTE através de diversas atividades de educação ambiental, como palestras, rodas de conversa, passeios ciclísticos e de barco, blitze ecológicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, campanha nas rádios, oficinas educativas, aulas de campo, concursos de fotos e redações, trilhas ecológicas, distribuição e plantios de mudas, visita às nascentes, recuperação de mata ciliar, dentre outras.