SEMA integra o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú

26 de abril de 2024 - 15:44

A Unidade de Conservação (UC) estadual Monumento Natural (MONA) Os Monólitos de Quixadá integra o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú, representando a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA). O Comitê é gerido pelo escritório regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em Quixeramobim. As outras instituições que integram o Comitê dentro da categoria Poder Público são: DNOCS, Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Funceme, Sohidra, Ematerce, Semace, Adagri, Secretaria da Agricultura e Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 12).

O gestor da UC, Alexandre Pinheiro de Alcântara, informou que ele é o representante titular da Sema e na suplência fica o técnico da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), José Wanderley Augusto Guimarães. O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Banabuiú foi criado pela Lei estadual nº 26.435, de 30 de outubro de 2001, e instalado em 28 de fevereiro de 2002. Trata-se de um colegiado de caráter consultivo e deliberativo, constituído por 50 instituições assim distribuídas: Poder Público Municipal – 20%, Poder Público Estadual – 20%, Usuários – 30%, Sociedade Civil – 30%.

Os municípios que compõem a Sub-Bacia do Banabuiú são: Banabiú; Boa Viagem; Ibicuitinga; Madalena; Mombaça; Monsenhor Tabosa; Morada Nova; Pedra Branca; Piquet Carneiro; Quixadá; Quixeramobim; Senador Pompeu; Milhã; Jaguaretama e Itatira