UC Berçários da Vida Marinha é contemplada com recursos do GEF-Mar

1 de dezembro de 2023 - 14:12

A Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha é a segunda Unidade de Conservação (UC) estadual, sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), que será contemplada com recursos do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF- Mar). A submissão da proposta ao Comitê Operacional foi feito pela técnica Andréa Moreira, da Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema) com base nos critérios estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

De acordo com Andrea, no planejamento anual Operativo (POA) para 2024 estão aprovados a elaboração do Plano de Manejo da UC, a aquisição de bens e equipamentos e o apoio a formação do Conselho Gestor da APA. “O GEF-Mar é um projeto do Governo Federal, criado e implementado em parceria com instituições privadas e da sociedade civil, para promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira, que busca apoiar a criação e implementação de um Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no Brasil a fim de reduzir a perda de biodiversidade marinha e costeira”, explica.

Berçários da Vida Marinha

A APA Berçários da Vida Marinha, no município Icapuí, no litoral do Ceará, foi criada em 2022, com o objetivo de proteger as aves limícolas (as que se alimentam de pequenos invertebrados que vivem no lodo) e os locais de reprodução e alimentação do peixe-boi marinho, além de garantir a sobrevivência da flora e a proteção de animais terrestres e marinhos da região e a redução dos efeitos das mudanças climáticas. “A vida costeira e marinha é intensa nesta área de 13.230,52 ha, além do peixe-boi, é o berçário de tartarugas marinhas e aves como o maçarico-do-papovermelho, espécies ameaçadas”, conta Andrea.

Outras áreas marinhas e costeiras protegidas, em outras regiões do Brasil, também estão recebendo o apoio financeiro do GEF-Mar. São elas: a UC federal, Reserva Extrativista (RESEX) Baia do Iguape; e as UCs estaduais, APA de Santa Cruz, em Pernambuco; APA Naufrágio Queimado, na Paraíba; APA Reentrâncias Maranhenses, no Maranhão; e APA Tinharé Boipeba, na Bahia. No Ceará, o Parque Estadual Marinho Risca da Pedra do Meio, foi a primeira área protegida a ser contemplada com recursos do GEF-Mar.

Saiba mais

Na APA Berçários da Vida Marinha são permitidas a realização de atividades econômicas tradicionais sustentáveis da região, como pesca e extrativismo; a conservação da cultura dos povos da região e atividades turísticas voltadas à efetivação do turismo comunitário e sustentável. A gestora da APA é a advogada Elineuda Costa.