Relatório de especialistas atualiza informações sobre reaparecimento de manchas de óleo no Litoral do Ceará

10 de fevereiro de 2022 - 14:23

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Programa Cientista-Chefe em Meio Ambiente (FUNCAP/SEMA/SEMACE) /LABOMAR/UFC) e  a equipe do Gerenciamento Costeiro do Estado do Ceará (Gerco/CE) da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável  (Codes/Sema), atualizou, às  17 h, de quarta-feira, 9 de  fevereiro de 2022, informações sobre o reaparecimento de manchas de óleo nos municípios litorâneos do Ceará em 2022.

O relatório, dirigido aos  secretários do Meio Ambiente dos Municípios da Linha de Costa do Estado do Ceará e Pontos focais do Planejamento Costeiro e Marinho (PMC) nos municípios da Linha de Costa do Estado do Ceará, informa:

– que por volta das 15h30 do dia 8 de fevereiro de 2022, fomos alertados via e-mail (encaminhado por munícipes) sobre o avistamento de manchas de óleo na praia do Cumbuco, no município de Caucaia. A equipe do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará entrou em contato imediatamente com técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (IMAC) para relatar o ocorrido e solicitar a confirmação in loco. A confirmação do aparecimento das manchas de óleo na praia do Cumbuco veio por volta das 16h. Diante disto, solicitamos uma averiguação das demais praias do município de Caucaia em relação ao aparecimento de manchas.

– que, terça-feira, 9 de fevereiro, por volta das 7h30, o Professor e Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR/UFC), Prof. Dr. Fábio de Oliveira Matos, alertou para a ocorrência de manchas na praia da Leste Oeste/Formosa no município de Fortaleza. A equipe de acompanhamento comunicou a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) para averiguação. A confirmação do aparecimento das manchas de óleo na praia da Leste Oeste/Formosa veio por volta das 10h.

– e que por volta das 13h,também do dia 9, a Aline Parente, Gestora da Unidade de Conservação (UC) estadual,  Área de Proteção Ambiental (APA) do Pecém, em São Gonçalo do Amarante,  alertou para a ocorrência de manchas na  praia da Taiba, praia da Barramar e na praia do Pecém. A equipe de acompanhamento comunicou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) para averiguação. A confirmação do aparecimento das manchas de óleo na praia da Taiba, praia do Pecém e Barramar veio por volta das 16h.

– e que, por volta das 14h, fomos alertados, pela Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru, pelo Diretor de Meio Ambiente Francisco Juarez Gomes da Silva, a ocorrência de manchas na praia do Quebra Mar. A confirmação do aparecimento das manchas de óleo na praia do Quebra Mar, Praia Pau Enfincado e Praia do Vapor veio por volta das 15h.

Conforme o relatório,  com o apoio de instituições técnicas e científicas, públicas e privadas,  os casos de avistamento de óleo ao longo de todo o litoral, estão sendo acompanhandos e monitorados diariamente, bem como as limpezas de praias que estão sendo realizadas pelos municípios, com o apoio da Sema, Semace, ONGs.

Informa também que, mesmo com a diminuição de casos de manchas de óleo em Fortaleza e no litoral leste do estado nos últimos dias (seja pela limpeza de praias já realizadas, seja pela diminuição do volume do material do óleo presente no oceano), os demais municípios ainda precisam estar em alerta em relação ao monitoramento de suas praias, pois pode haver mais resquícios de óleo sendo levado pelas correntes em direção aos municípios litorâneos da região metropolitana de Fortaleza, da costa oeste e costa extremo oeste, fato evidenciado com a confirmação de manchas na praia do Cumbuco (Caucaia); praia da Leste Oeste/Formosa (Fortaleza); praia da Taiba, praia da Barramar e na praia do Pecém (São Gonçalo do Amarante); praia do Quebra Mar, Praia do Pau Enfincado e Praia do Vapor (Paracuru), após 15 dias dos primeiros relatos no estado.

Encerrando o documento, os signatários lembram que  em caso positivo de manchas de óleo,  nome da praia (ponto de referência), a data do avistamento, bem como fotos do local, sejam informados, o que contribui para a manutenção de um controle das ocorrências das manchas, além de permitir  um mapeamento e entendimento da magnitude do possível novo derrame de óleo. E-mail de contato: cientistachefesema@gmail.com .

Abaixo, a relação de municípios litorâneos do Ceará (totalizando 33 praias) atingidos por manchas de óleo em 2022 de acordo com o acompanhamento feito diretamente e diariamente por meio de uma planilha online com os representantes dos municípios:

1.Setor 1 (Litoral Leste) Aracati – Cumbe, Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba e Lagoa do Mato;

2.Setor 1 (Litoral Leste) Fortim – Praia Canoé e Praia do Forte;

3.Setor 1 (Litoral Leste) Beberibe – Praia do Parajuru e Prainha do Canto Verde;

4.Setor 1 (Litoral Leste) Cascavel – Barra Nova, Barra Velha, Águas Belas e Caponga;

5.Setor 2 (Fortaleza e Região Metropolitana) Aquiraz – Porto das Dunas, Japão, Prainha, Marambaia, Praia Bela, Praia do Presídio, Praia do Iguape, Praia do Barro Preto e Praia do Batoque;

6.Setor 2 (Fortaleza e Região Metropolitana) Fortaleza – Praia da Abreulândia, Sabiaguaba, Praia do Futuro e Praia da Leste Oeste/Formosa;

7.Setor 2 (Fortaleza e Região Metropolitana) Caucaia – Praia do Cumbuco;

8.Setor 2 (Fortaleza e Região Metropolitana) São Gonçalo do Amarante – Praia da Taiba, Pecém e Barramar;

9.Setor 3 (Litoral Oeste) Paracuru – Praia do Quebra Mar, Praia Pau Enfincado e Praia do Vapor.

 

ACESSE RELATÓRIO NESSE LINK!