SEMA atualiza estado da arte do ZEEC-CE aos associados do Sinduscon

8 de dezembro de 2020 - 08:35

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, se reuniu na tarde desta segunda –feira (7),com empresários do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-Ce). A reunião foi uma solicitação da entidade que considera “indispensável atualizar” o estado da arte do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC-CE).Para a Vice-Presidente da Área de Sustentabilidade Social da entidade, Paula Andréa Cavalcante da Frota, é “muito importante, principalmente, para os loteadores”. A dirigente coordenou a reunião virtual.

Bruno ressaltou que é justo que o Sinduscon queira trabalhar com segurança jurídica. “Assim como vocês, queremos preservar as áreas como as APPs- Áreas de Preservação Permanente”, disse. “O ZEEC será responsável por definir as regras para a construção de novos empreendimentos nos 573 quilômetros do litoral cearense”, completou. “Planejamos concluir o zoneamento no final desse ano, mas atrasamos em razão da pandemia de Covid-19 que prejudicou muito os trabalhos presenciais”, explicou.

De acordo com o Prof. Jader de Oliveira Santos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará e integrante da equipe técnica que assessora a SEMA na realização do zoneamento ecológico, as visitas em campo, “durante certo período”, foram impossibilitadas, mas parte do estudo já foi concluído. “São quatro etapas, mais de 50 dias de trabalho em campo, cumprimos as três primeiras e já vamos entrar na última”, afirmou. Ele fez uma síntese da metodologia do ZEEC e apresentou o Diagnóstico Geoambiental da Planície Litorânea do Ceará, Setor II, correspondente à cidade de Fortaleza e Região Metropolitana.

Com a conclusão do Setor II, a próxima faixa que será estudada é a Costa Oeste. Foi explicado aos participantes que os estudos do ZEEC-CE serão disponibilizados para pesquisa do público interessado. “Vai ajudar muito aos empreendedores que desejam empreender com segurança”, disse José Maria Zannochi, do Sinduscon. Paula Frota, encerrou o encontro parabenizando a SEMA pelo trabalho e agradecendo a “disponibilidade”.

Sobre o ZEEC

O ZEEC é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da SEMA, em parceria com a Superintendência do Meio Ambiente (Semace). O principal objetivo, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas, é estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do Litoral cearense, a partir de estudos que envolvem 23 municípios, localizados nas regiões da Costa Oeste, Leste, Extremo Oeste, além de Fortaleza e Região Metropolitana, ao longo de 573 km de litoral.