Série de quatro audiências públicas do ZEEC é finalizada em Itapipoca, no Litoral Oeste

28 de outubro de 2021 - 08:12

Na manhã desta quarta-feira (27), no município de Itapipoca, aconteceu a última audiência pública da 4ª etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC). Reunindo cerca de 70 representantes dos mais diversos setores, e demais, municípios da Costa Oeste – Trairi, Paraipaba e Paracuru. O titular da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno participou e destacou a importância do ZEEC no momento atual e qual o próximo passo que será dado para que o projeto se transforme em uma Lei Estadual.

“Atualmente a preservação e conservação do meio ambiente são fundamentais. Precisamos zelar e preservar a nossa natureza e entender que é possível equilibrar desenvolvimento sem degradar o meio ambiente, este é um dos principais objetivos do ZEEC. Outro propósito desse estudo é que ele se torne uma Lei Estadual. Portanto, em novembro iremos enviá-lo para a Assembleia Legislativa do Ceará”, afirmou. Ao final do encontro, Bruno entregou os certificados para os estudantes integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), de Itapipoca, Trairi, Paraipaba e Paracuru, que concluíram a capacitação do AJA.

Também presente ao evento, o prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, frisou o quanto o ZEEC será relevante para definir melhor o uso e ocupação do solo no litoral cearense e no seu município, oferecendo mais segurança para quem quer investir e preservando as belezas naturais. Ele citou como exemplo, a Praia da Baleia, uma das mais belas do Litoral Oeste, onde muitos empreendedores e investidores estão chegando e construindo. “O zoneamento nos dará segurança e mostrará um caminho correto para seguir, sem degradar o meio ambiente”, disse.

Documento norteador

Como sempre acontece nas audiências, o consultor técnico do ZEEC, Marcos José Nogueira de Souza, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) fez uma apresentação técnica do projeto. De forma didática, Nogueira explanou o passo a passo do estudo, mostrando a importância e individualidade de cada etapa. “Foram dois anos de muito trabalho, que contou com a participação popular, além de visitas a campo e um mapeamento rico em detalhes, jamais visto em outro estudo no Ceará”, afirma.

Ainda segundo o consultor, o diferencial do ZEEC é que ele norteará os investidores, comerciantes e pesquisadores sobre o litoral cearense. “Após a conclusão desse estudo, que deve se tornar uma lei, será mais fácil identificar as dunas, as planícies, a fauna e a flora das regiões litorâneas e preservar o ecossistema de forma equilibrada”, conclui.

Iniciado em 2019, o ZEEC já passou por três etapas: apresentação da proposta, planejamento; diagnóstico e prognóstico. Nessa 4ª etapa, as audiências aconteceram nas quatro regiões litorâneas do Ceará: Fortaleza (Região Metropolitana), Aracati (Costa Leste), Camocim (Costa Extremo Oeste) e Itapipoca (Costa Oeste). Em formato híbrido, contou com a presença de 400 pessoas e 200 participaram pelo YouTube da Sema.

Também participaram do evento, representantes dos diversos setores da sociedade, estudantes, professores, pesquisadores e autoridades do Litoral Oeste: o Presidente da Câmara de Itapipoca, Francisco Alberto; o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Paraipaba, Rafael Azevedo; a secretária do Meio Ambiente do Trairi, Gláucia Sena; o Procurador-geral do Trairi, Carlos Jean; e o Presidente do Instituto do Meio Ambiente de Itapipoca, Alan Diniz.