Nesta quarta-feira (27), em Itapipoca, Sema encerra a quarta etapa de audiências do ZEEC

26 de outubro de 2021 - 17:48

Na manhã desta terça-feira (26), Camocim sediou a terceira audiência pública, da 4ª etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC). O encontro, com foco nos municípios de Chaval, Barroquinha, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Acaraú, Itarema e Amontada, também sediados na região da Costa Extremo Oeste do estado, ocorreu no formato presencial, no Campus Camocim, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), e no virtual, transmitido pelo You Tube da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Amanhã, dia 27, Itapipoca sediará o encontro dos municípios da Costa Oeste (Trairi, Paraipaba, Paracuru e Itapipoca). A audiência será realizada no horário de 8h às 12h, na Câmara Municipal de Itapipoca, na Rua Frei Cassiano, nº 750, Boa Vista. Também será transmitido pelo You Tube da Sema e contará com a presença do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno.

O cientista-chefe da Sema e da Semace, Renan Guerra, representou o titular da Sema, Artur Bruno, em Camocim. O pesquisador enfatizou a qualidade do trabalho realizado pelos professores e pesquisadores que atuaram no estudo do ZEEC, nos últimos dois anos. “Elaborado por profissionais extremamente qualificados, esse estudo mudará a forma de enxergar o litoral cearense, além de proporcionar um equilíbrio entre a economia e o meio ambiente”, disse.

Documento preciso

A Prefeita Elizabete Magalhães, de Camocim, destacou o ZEEC no contexto do desenvolvimento e a sustentabilidade e que mesmo “nesse momento difícil de pandemia” o Governo do Ceará continua trabalhando, priorizando as políticas públicas e cuidando do meio ambiente. “Construir um documento desse com a participação da sociedade é fazer com que o povo se sinta parte desse processo”, afirmou.

O professor titular, Marcos José Nogueira de Souza, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e consultor técnico do ZEEC realizou apresentação técnica do projeto. Nogueira ressaltou em detalhes todas as etapas estudadas, durante os últimos dois anos e destacou que o estudo servirá como uma fonte de pesquisa para municípios, comunidades, ONGs, e sociedade em geral.

Segundo o consultor, “o ZEEC foi elaborado com muita precisão e detalhes informações sobre o litoral cearense. Será uma fonte de pesquisa, oferecendo segurança, prezando pelo desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente de forma equilibrada”. Iniciado em 2019, o ZEEC de forma participativa, já passou por três etapas: apresentação da proposta, planejamento; diagnóstico e prognóstico.

Encerrando o encontro de hoje, a Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), da Sema, realizou a entrega dos certificados para estudantes que concluíram a etapa de capacitação do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) dos municípios que integram a Região Costa Extremo Oeste.

Participação

Participaram do evento, cerca de 120 pessoas, representando os mais diversos setores da região. Além da prefeita e do vice-prefeito, Ismael Pinheiro, de Camocim, e do diretor do IFCE Camocim, Gilson Soares Cordeiro, também participou da audiência, o prefeito de Barroquinha, Cândido Antônio.

Presentes ainda e representando Camocim, o secretário da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente e Diretor da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMA), Julênio Braga; o secretário do Desenvolvimento Social e Cidadania, Kléber Trévia Veras; o secretário da Infraestrutura, Cleile Junior; o secretário da Conservação e dos Serviços Públicos, Erisvaldo Magalhães; o secretário do Turismo e de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Vasconcelos; Secretário do Esporte e Juventude, Jean Bento; Secretário da Segurança Pública, Cleomir Santos.

Vereadores da região, também prestigiaram a audiência pública: Jeová Vasconcelos, Lúcia Melo Freitas, James Barbosa da Rocha, Cesar Araújo Veras, José Elinaldo Pinto de Araújo, Mastroliano Araújo da Silva, Marcelo Brandão. O secretário do Meio Ambiente de Cruz, Jaime Veras, a Presidente da Autarquia de Meio Ambiente de Amontada, Felitita Silva ; o Procurador Geral, Alexandre Maia.

SERVIÇO

4aAudiência Pública do ZEEC – Costa Oeste (Itapipoca, Trairi, Paraipaba e Paracuru).
Dia 27 de outubro de 2021
De 8h às 12h
Na Câmara Municipal de Itapipoca, na Rua Frei Cassiano, nº 750, Boa Vista.