Governo discute zoneamento costeiro com setor econômico

5 de março de 2020 - 15:57

Na manhã de hoje (5/3), o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, coordenou debate sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC), no Auditório Luiz Esteves, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O encontro foi muito concorrido e contou com a presença de cerca de 100 pessoas.

O diretor, Edgar Gadelha, representando o presidente do Sistema FIEC, Ricardo Cavalcante, abriu a reunião ressaltando a importância do ZEEC. De acordo com ele, “já não é mais possível desenvolvermos a economia do mar sem o trabalho transversal” do ZEEC que passa por diversos setores. “Esse trabalho será um salto para o Estado”, disse.

Para o secretário Bruno, não há contradição entre emprego, renda e o meio ambiente e o ZEEC vai trazer mais segurança para os empresários quando da alocação de recursos. Segundo ele, para o Governador Camilo Santana o empreendedor não é poluidor. “Até por que não existe mais espaço para a poluição e a visão do governo é a do desenvolvimento sustentável”, declarou.

O Presidente do Sindicato das Indústrias da Extração do Sal (Sindsal), José Agostinho Carneiro de Alcântara, fez questão de destacar a forma democrática do processo de construção do ZEEC. “O diferencial é que percebo muita abertura para a discussão”, declarou. Para o consultor da FIEC para a área de energia, Jurandir Picanço, a iniciativa vai trazer uma nova expectativa para todos. “Mas precisamos evitar restrições que atrapalhem a competitividade do setor de energia no Ceará”, afirmou.

O secretário Artur Bruno tranquilizou os participantes informando que o Zoneamento Costeiro não quer atrapalhar o plano de desenvolvimento do Estado, muito pelo contrário, faz parte dele. “Vamos seguir discutindo, entendendo as dinâmicas da natureza e entendendo que o turismo é uma grande locomotiva do nosso desenvolvimento”, encerrou. O próximo debate sobre o ZEEC acontecerá no próximo dia 23, às 8h30, na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

ZEEC

O ZEEC é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da SEMA, em parceria com a Superintendência do Meio Ambiente (Semace). Tem como principal objetivo estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do território de todo o Litoral Cearense, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas.