Primeiro encontro da terceira etapa do ZEEC reúne mais de 140 pessoas, em Camocim

22 de janeiro de 2020 - 08:42

A ideia, segundo o secretário Artur Bruno, é que grande parte dos conflitos existentes, atualmente, no litoral cearense, sejam resolvidos ao final das etapas do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeiro do Estado do Ceará

O município de Camocim, representando a região da Costa Extremo Oeste do Litoral Cearense, sediou nesta terça-feira (21/01), a primeira reunião da terceira etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeiro do Estado (ZEEC). O evento reuniu mais de 140 pessoas, dentre elas, engenheiros, moradores, comerciantes, empreendedores, estudantes, professores, e representantes municipais e governamentais. Todos participaram efetivamente dos debates e contribuíram de forma positiva para a construção do prognóstico do ZEEC.

O titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, ressalta e importância de todas as etapas do ZEEC na construção de um litoral mais democrático e com redução de conflitos, bem como, a participação popular como ferramenta fundamental para o sucesso do zoneamento. “Nós temos muitos conflitos no Litoral cearense, e o ZEEC tem o objetivo de diminuir ao máximo esses conflitos”, disse.

Por meio do ZEEC, vamos ter um mapeamento muito preciso de todas as áreas da planície costeira. “Portanto, após a conclusão do processo, saberemos com clareza que área pode ser ocupada e que área não pode”, explica. “Além disso, saberemos que legislação estadual ou resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente precisa ser modificada”, completou. Ele também disse que será muito útil, tanto para ambientalistas, quanto para empreendedores, pois não haverão mais dúvidas sobre onde construir. “Tenho certeza que vão existir muito menos conflitos”, encerra.

Prognóstico

O objetivo desta terceira rodada é construir o Prognóstico, etapa que envolve a construção de cenários tendenciais, e desejáveis, das unidades de intervenção, no território da Zona Costeira Cearense. A ideia é que sejam construídos cenários, considerando o histórico dos dados levantados, e a situação das unidades homogêneas, de acordo com suas potencialidades e fragilidades, naturais e socioeconômicas.

Os demais encontros acontecerão em Paracuru, Beberibe e finalizará em Fortaleza, nos dias 22, 23 e 24, respectivamente. Os seminários contaram com a presença de representantes de diversos segmentos, além de moradores e comerciantes da região.

Confira abaixo, programação do ZEEC 2020.

Paracuru (Costa Oeste)

Data: 22 de janeiro de 2019 (Quarta-feira)

Local: Auditório IFCE Campus Paracuru

Endereço: CE 341, KM 1, Novo Paracuru.

Beberibe (Costa Leste)

Data: 23 de janeiro de 2019 (Quinta-feira)

Local: Sindicato dos Servidores Municipais de Beberibe

Endereço: Rua D, 259, Loteamento Racine Facó, Beberibe.

Fortaleza e Região Metropolitana

Dia: 24 de janeiro de 2020 (Sexta-feira)

Local: Auditório da UNIFOR

Endereço: Avenida Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz, Fortaleza.

Mais Informações:

Assessoria de Comunicação do ZEEC