Equipe técnica acerta últimos detalhes da próxima etapa do ZEEC

14 de janeiro de 2020 - 16:19

Na tarde desta terça-feira (13/01), equipe técnica responsável pela elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico do Ceará (ZEEC(CE), reunida na sede da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), discutiu últimos detalhas da próxima etapa do ZEEC. Intitulada de Prognóstico, envolve a construção de cenários tendenciais e desejáveis, das unidades de intervenção, no território da Zona Costeira Cearense.

De acordo com o consultor técnico especializado, Marcos José Nogueira de Souza, professor titular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a etapa considera o histórico dos dados levantados e a situação das vulnerabilidades e potencialidades naturais e socioeconômicas. “Só fecharemos o Prognóstico depois de realizarmos as oficinas, por meio das quais teremos o cenário desejável das comunidades”, disse.

Durante a etapa que se inicia, vão acontecer quatro encontros abertos ao público e com a participação de diversos segmentos: dias 21, 22, 23 e 24 de janeiro, nos municípios de Camocim, Paracuru, Beberibe e Fortaleza, respectivamente. Participaram da reunião, técnicos da SEMA, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do Consórcio TPF/GAU, Universidade Federal do Ceará (UFC).

ZEEC

O ZEEC é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Superintendência do Meio Ambiente (Semace). Tem como principal objetivo, estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do território de todo o Litoral Cearense, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas.