SEMANA DO MEIO AMBIENTE SERÁ COMEMORADA DE 04 A 11 DE JUNHO

25 de abril de 2017 - 15:10

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.

Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

No Ceará, a Semana Estadual do Meio Ambiente contará com inúmeros eventos em Fortaleza e nos diversos municípios do estado, principalmente nas Unidades de Conservação, escolas públicas e privadas, instituições de ensino superior, ONGs,entidades sindicais e órgãos da administração pública estadual e municipais.

Nesse sentido, os prefeitos e prefeitas, gestores municipais e a sociedade em geral estão sendo convidados a participar das comemorações alusivas à SEMANA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, que se realizará no período de 04 a 11 de junho de 2017.

Importante ressaltar que a parceria com os municípios visa estabelecer elos de fundamental importância para concretização de eventos que primam pela inclusão e sensibilização social para as questões ambientais. Salientamos que a finalidade da Semana do Meio Ambiente é promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país.

Considerando a educação ambiental como instrumento fundamental para a sustentabilidade, o tema

central da Semana do Meio Ambiente 2017 será EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Os esforços devem se concentrar na difusão da importância da Educação Ambiental para o despertar de uma nova consciência, na qual o ser humano se sente parte da natureza e a conserva para a harmonia e o bem de todos os seres vivos. O município poderá focar em quaisquer temáticas ambientais (água, coleta seletiva, arborização, mobilidade, agroecologia, etc.), dependendo de suas particularidades, na medida em que a educação ambiental é transversal e interdisciplinar.

Para a oficializar a participação no evento, o município deverá encaminhar à Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social – COEAS – um Plano de Trabalho, conforme modelo em anexo, impreterivelmente, até o dia 19 de Maio de 2017

.O Plano de Trabalho deverá ser enviado para:

E-mail: educacaoambiental@sema.ce.gov.br ou Fax: (85) 3101-1247

A SEMA, como coordenadora do evento, avaliará o Plano de Trabalho e a possibilidade de apoio às ações do município.

Mais informações: (85) 3101.5529 ou (85) 3101.1247 – Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (COEAS) – Contato: Milton Alves / Suelde Melo.

ANEXO – PLANO DE TRABALHO

– JUSTIFICATIVA:

– OBJETIVOS:

– PROGRAMAÇÃO:

CRONOGRAMA DE CADA ATIVIDADE A SER REALIZADA CONTENDO DATA, HORÁRIO, AÇÃO, PÚBLICO, LOCAL, RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO;

– APOIO SOLICITADO À SEMA. (ESPECIFICAR DETALHADAMENTE O APOIO).