Programa Parque-Escola

25 de abril de 2017 - 16:44

PROGRAMA PARQUE-ESCOLA – APRENDENDO COM A NATUREZA

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMA e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará – SEDUC integram o Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental, que tem como princípios “promover a consciência coletiva capaz de discernir a importância da conservação dos recursos naturais e da preservação dos diferentes ambientes como base para sustentação da qualidade de vida”, bem como “dar condições para que cada comunidade tenha consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os seres humanos mantêm entre si e com os demais elementos da natureza e de seu papel na articulação e promoção do desenvolvimento sustentável”.

O PROGRAMA PARQUE-ESCOLA busca desenvolver novas abordagens interdisciplinares de educação baseadas em vivências com a natureza, ao transformar os Parques Estaduais em “salas de aula”, propiciando novas formas de construção do conhecimento.

Este programa propicia aos professores e seus alunos momentos de contato e comunhão com a natureza, aprofundando as suas percepções para que se tornem uma verdade, uma compreensão essencial sobre o lugar de cada um neste mundo.

OBJETIVO 
Capacitar os professores das Escolas Públicas Estaduais para a prática interdisciplinar e transdisciplinar da educação ambiental nos Parques Estaduais do Ceará.

PÚBLICO

Inicialmente, o projeto tem  contemplado os professores das Escolas Públicas Estaduais do entorno do Parque Estadual Botânico, em Caucaia. . O mesmo poderá ser estendido ao Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza e às demais Unidades de Conservação Estaduais, abrangendo outras séries das escolas estaduais, municipais e particulares.

30 escolas da rede pública estadual participaram do projeto Parque Escola, no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia – Ceará,  entre os dias 07 de novembro a  02 de dezembro de 2016. No total, 30 professores e 1162 estudantes participaram dessa etapa do “Parque Escola”.

Saiba mais: https://www.sema.ce.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/45452-programa-parque-escola-incentiva-aulas-de-campo-nas-unidades-de-conservacao