Agenda Ambiental na Administração Pública

8 de janeiro de 2013 - 10:50

O que é A3P?

A A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública é um programa do Ministério do Meio Ambiente, que é coordenado no Ceará pela Secretaria do Meio Ambiente, por intermédio da SEMA. O programa A3P foi criado como resposta da administração pública federal, estadual e municipal à necessidade de enfrentamento das graves questões ambientais.

Nesse sentido, é preciso pensar em como gastar menos energia para manter as instalações, como reduzir os gastos com o consumo de água e energia , como gerar o mínimo de resíduos sólidos, como adquirir produtos que causem menos danos ao meio ambiente, em suma, como implantar um programa de sustentabilidade na administração pública.

Para tanto é preciso que os órgãos da administração pública, repensem os padrões de produção e consumo e, em contrapartida, busquem estratégias que inovadoras, associadas à adoção de critérios, princípios e diretrizes sociais e ambientais. E é o que propõe a A3P.

A A3P reflete o interesse da sociedade, ao contribuir para a melhora da eficiência do órgão público, com menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente.

O Programa A3P integra a Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social – COEAS, da Secretaria do Meio Ambiente.

A3P – VOCÊ TAMBÉM É RESPONSÁVEL, E QUEM SAI GANHANDO SOMOS TODOS NÓS. O PLANETA AGRADECE.

OBJETIVOS

• Sensibilizar os gestores, servidores e colaboradores do serviço público para as questões socioambientais;

• Estimular a incorporação de critérios para gestão social ambiental responsável nas atividades públicas;

• Promover a economia de recursos naturais e redução de gastos institucionais;

• Contribuir para revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais, no âmbito da administração pública.

COMO IMPLANTAR

1. Criação e Regulamentação da Comissão da A3P