Previna

4 de dezembro de 2012 - 17:02

A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA coordena, desde 2004, o Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA) cujo objetivo é subsidiar o governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações, contribuindo efetivamente para o planejamento e a utilização de estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no âmbito estadual.

A intensificação das queimadas provocadas por efeitos antrópicos, sem o manejo adequado, degradam o ambiente e causam perdas materiais à população, ocasionando o esgotamento dos solos,  impactos na flora e na fauna, perda de biodiversidade, intensificação de geração de gases de efeito estufa (GEE’s), diminuição da visibilidade atmosférica, destruição de patrimônio público e privado, e demais consequências.

Em um cenário onde áreas do Estado apresentam altos índices de queimadas em certos períodos do ano, o PREVINA atua de modo integrado com a sociedade civil organizada e as três instâncias de governo, com uma política voltada a orientação e incentivo do monitoramento e do controle de queimadas e combate a Incêndios Florestais, e de práticas de manejo agroecológico, com o uso controlado do fogo.

Diante disso, o PREVINA visa a articulação entre os diversos atores envolvidos na perspectiva de estabelecer um conjunto de ações planejadas com o foco na prevenção, monitoramento e combate, dentro da esfera de competência de cada instituição.

São ações do PREVINA:

COMITÊ ESTADUAL

O Comitê Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA) é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará foi instituído pelo Decreto nº 27.596, de 20 de outubro de 2004 e alterado pelos Decretos Estaduais Nº 27.748, de 28 de março de 2005 e Nº 30.065 de 30 de dezembro de 2009.

O Comitê é composto de uma Secretaria Executiva exercida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE e de uma Sala de Situação, lotada na FUNCEME, responsável pelo monitoramento, por satélites meteorológicos, de focos de calor que podem representar possíveis queimadas ou incêndios florestais ao longo do território cearense, e das condições meteorológicas à superfície que facilitam a ocorrência e a propagação do fogo na vegetação.

O PREVINA conta, ainda, com a colaboração de importantes parceiros tais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) e os Bombeiros, dentre outros.

ACESSE:

Contato: