Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas – GEF-Mar

O Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas – GEF-Mar– é um projeto do Governo Federal, criado e implementado em parceria com instituições privadas e da sociedade civil, para promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira. O projeto busca apoiar a criação e implementação de um Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no Brasil a fim de reduzir a perda de biodiversidade marinha e costeira. Este sistema integra diferentes categorias de Unidades de Conservação (UCs) e outras áreas protegidas, sob diferentes estratégias de gestão.

 

A conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros beneficia diretamente comunidades tradicionais, garantindo o acesso a recursos naturais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas populações. A manutenção dos serviços ecossistêmicos gerados, como a capacidade de produção de alimentos, e a regulação climática, também contribui fortemente para a redução da pobreza e qualidade de vida. Além da fauna e flora locais, espécies migratórias também são beneficiadas, através da proteção de áreas importantes em que estas se alimentam, descansam ou se reproduzem, ao longo da costa brasileira.

 

O Projeto está alinhado com as políticas nacionais brasileiras para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável da zona costeira e marinha: Política Nacional de Biodiversidade, Metas Nacionais de Biodiversidade de 2010, Política Nacional de Recursos do Mar (PNRM) – incluindo o Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM VIII 2012 – 2015), Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC), Avaliação, Monitoramento e Conservação de Biodiversidade Marinha (REVIMAR), entre outros.

 

Ao todo, foram selecionadas 6 (seis) Unidades de Conservação, nos estados da Bahia, Recife, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Espirito Santo.

 

No Estado do Ceará foi contemplado o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio.

 

Projetos GEF-Mar

 

Para saber mais acesse: http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/programas-e-projetos/projeto-gef-mar

 

Para mais informações, entrar em contato com a Célula de Conservação da Diversidade Biológica (CEDIB). E-mail – cedib@sema.ce.gov.br