APA Berçários da Vida Marinha inicia as atividades do Projeto GEF-Mar com articulações no território

17 de setembro de 2024 - 12:54 # # #

A gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha, promoveu, nos dias 09 e 10 de setembro, reunião de articulação para o início das ações do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF- Mar) – iniciativa do Governo Federal, que busca apoiar a criação e implementação de um Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no Brasil para reduzir a perda de biodiversidade marinha e costeira.

Segundo a técnico Felipe Freitas, da Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), a Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha é a segunda Unidade de Conservação (UC) estadual, sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), contemplada com recursos do GEF- Mar. “No planejamento anual Operativo (POA) para 2024 estão aprovados a elaboração do Plano de Manejo da UC, a aquisição de bens e equipamentos e o apoio a formação do Conselho Gestor da APA”, explicou.

Com a presença da gestora da APA Berçários da Vida Marinha, Camila Maria; do técnico da Sema, Felipe Freitas e do secretário de Educação do município de Icapuí, Diumberto de Freitas Cruz, a programação contou com visita técnica em pontos estratégicos na UC para o monitoramento ambiental e reuniões para fomento das ações de Educação Ambiental e demais atividades, seguido de articulação com o Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA) para uma eficácia colaborativa no monitoramento e instalação da sede na APA.

“A cidade de Icapuí possui um grande potencial de ações de educação ambiental voltadas para as pautas relativas a proteção dos animais marinhos, a avifauna residente e migratória, a zona costeira, o protagonismo de jovens como agentes ambientais em seu território e o desenvolvimento comunitário tradicional. A Berçários se interliga com as duas APAS municipais fortalecendo suas potencialidades e fragilidades, alinhando ações e somando em coletividade”, explicou Camila Maria.

A gestão da APA tem trabalhado na intensificação do monitoramento, que já vem sendo realizado, nas áreas que competem aos limites da unidade de conservação, articulações interinstitucionais, comunitárias e com ONGS seguem constantes e ativas, visando uma melhor colaboração em prol da preservação do ecossistema costeiro-marinho.

Saiba mais

A Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha é uma unidade de conservação (UC) estadual, categoria Uso Sustentável, criada pelo Decreto Estadual nº 34.565, em 2022. Com uma área de 13.230,52 hectares, o trecho costeiro, abrange as praias e respectivas comunidades de Redonda, Peroba, Picos, Vila Nova, Barreira de Sereia, Barreiras de Cima, Barreiras de Baixo e Barrinha. Nessa área continental ocorrem setores ambientais da planície litorânea como dunas, falésias, faixa de praia e terraços marinhos.

A vida costeira e marinha é intensa nesta APA situada no município do Icapuí, berçário de espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi, além de tartarugas marinhas e aves como o maçarico-do-papo vermelho.