APA Berçários da Vida Marinha e Aquasis dialogam sobre conservação da biodiversidade
16 de setembro de 2024 - 15:29 #Biodiversidade #Unidades de Conservação #Vida Marinha
A gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Berçários da Vida Marinha, se reuniu na última sexta-feira (13), na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, com a equipe da ong Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis). De acordo com a gestora da APA, Camila Maria, na pauta foi discutido o alinhamento das ações e a apresentação dos atores sociais que atuam diretamente na APA.
Além de Camila, também presentes ao encontro, a coordenadora de base da Aquasis , Aclimatação do peixe-boi em Icapuí, Katherine Choi; a coordenadora de Políticas Públicas e Advocacy do projeto Aves Migratórias, Gabriela Ramires; a técnica de Políticas Públicas e Advocacy do projeto Aves Migratórias,Yara Oliveira; o gerente do Projeto Mamíferos Marinhos, Vitor Luz; e a técnica responsável pelo monitoramento dos peixes-boi, Camila Carvalho.
A gestora da APA apresentou algumas ações ambientais que já foram implantadas e realizadas na Unidade de Conservação (UC) estadual e as futuras implementações. Ela também ressaltou a importância da articulação entre órgãos, no âmbito do território, e a instalação de um contêiner. “Será a sede da unidade e mais um equipamento de educação ambiental, a disposição da sociedade”, disse.
Os representantes da Aquasis colocaram as suas dúvidas em torno do monitoramento, preservação e importância da aclimatação do peixe-boi e demais ações que enriquecem e mantém a integridade física da UC. “Monitoramentos coletivos, palestras e capacitações sobre educação ambiental, medidas preventivas, controle das queimadas e combate aos incêndios e alinhamento com a comunidade ficaram como encaminhamentos para as ações que se realizaram no decorrer dos meses”, finaliza a gestora.
Saiba mais
A APA Berçários da Vida Marinha, criada pelo Decreto Estadual nº 34.565, em 2022, e com 3.230 ha de área total, está situada no município do Icapuí, berçário de espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi, além de tartarugas marinhas e aves como o maçarico-do-papovermelho. A paisagem da UC se divide em praias, falésias, trilhas ecológicas, dunas e areias banhadas por águas calmas. Muitos moradores vivem da pesca artesanal e do turismo. Os bancos de algas abrigam várias espécies de crustáceos, moluscos e larvas de peixes.
A Aquasis é uma ONG, fundada com o objetivo de proteger espécies ameaçadas e habitats importantes para a conservação da biodiversidade no Ceará. Possui uma equipe multidisciplinar, e é apoiada por parceiros nacionais e internacionais.