Nesta quinta-feira (21), Aracati sediou encontro do ZEEC para municípios do Litoral Leste do Ceará

21 de outubro de 2021 - 16:44

O titular Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e o grupo de pesquisadores, técnicos e professores que elaboraram o estudo sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC) reuniram-se nesta quinta-feira (21), na segunda audiência pública,  voltada para todos os municípios da Costa Leste do Ceará, realizada no município de Aracati. O objetivo foi o de apresentar os estudos já concluídos sobre o zoneamento dos 23 municípios litorâneos e debater as mudanças com todos os setores da sociedade. A reunião foi em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Sema.

Durante a abertura, Bruno explanou sobre todas as etapas do ZEEC, já realizadas nos últimos dois anos, e ressaltou a relevância do estudo para a preservação ambiental no litoral cearense. Ele ressaltou que o estudo irá se transformar em projeto de lei e posteriormente fará parte de uma nova Politica Estadual de Gerenciamento Coletivo. “A expectativa é que até o final de novembro, seja enviado um projeto para Assembleia Legislativa para ser votada uma lei que garantauma nova Política quedeverá mudar para melhor, toda a dinâmica de construção e preservação ambiental do litoral”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, atualmente, pelo menos 15 dos 23 municípios litorâneos estão licenciando obras e esse estudo colaborará de forma positiva, com regras mais claras sobre onde é possível construir ou não. “Por meio do ZEEC, os empreendedores, comerciantes, comunidades, ONGs e instituições se sentirão mais seguros, tanto para investir em novos empreendimentos, como com a preservação de dunas, falésias, fauna e flora. É preciso entender que para investir e construir não é necessário devastar e degradar o meio ambiente, é possível fazer as duas coisas de forma harmoniosa, é isso que queremos mostrar com o ZEEC”, explica.

O gestor ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Lincoln Davi participou da audiência pública e destacou a importância de regras mais claras para construção em áreas litorâneas e ressaltou a qualidade do estudo e a importância da participação da sociedade. “O ZEEC foi elaborado por profissionais qualificados e houve um envolvimento das secretarias, técnicos, professores, dezenas de pessoas deram o melhor para que o trabalho fosse realizado com uma riqueza de detalhes, de forma clara e transparente. A participação da sociedade é fundamental nesse processo”, destaca.

Durante a audiência pública, o secretário  Bruno entregou certificados para estudantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA),  dos municípios litorâneos da Região Costa Leste:  Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati eIcapuí.

Estiveram presentes ao evento, representantes dos municípios de Aracati, a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano de Aracati, Katia Moreno;  o Agente da Capitania dos Portos do Litoral Leste e Capitão Tenente da Marinha, Luciano Falcão Ferreira; além de outros atores, de diversos setores sociais dos municípios de Aracati, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim e Icapuí. Também participaram integrantes da academia: professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE), cientistas, pesquisadores e estudantes.

Quarta etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC)

3aAudiência Pública: Costa Extremo Oeste (Chaval, Barroquinha, Camocim, Jijoca de

Jericoacoara, Cruz, Acaraú, Itarema e Amontada).

Quando: Dia 26 de outubro de 2021

Horário: das 8h às 12h;

Onde: Campus Camocim, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), na Rua Raimundo Cals, nº 2041, Camocim/CE.

4aAudiência Pública: Costa Oeste ( Itapipoca, Trairi, Paraipaba e Paracuru).

Quando: Dia 27 de outubro de 2021

Horário: das 8h às 12h

Onde: Câmara Municipal de Itapipoca, na Rua Frei Cassiano, nº 750, Boa Vista, Itapipoca/CE.