Nesta segunda-feira (4), Sema abre a Semana Estadual de Proteção Animal

3 de outubro de 2021 - 17:50

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), promove de 4 a 9 de outubro, a Semana Anual de Proteção Animal. Para o titular da Sema, Artur Bruno, “mais do que uma comemoração, é um um movimento para sensibilizar os diversos atores sociais quanto à proteção e respeito aos direitos de todas as espécies animais”. UM MERGULHO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VIDA AQUÁTICA é o tema da campanha, em 2021. “Uma alusão à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável – mais conhecida com Década do Oceano (2021-2030)”, informa Bruno.

De acordo com Jeová Costa, da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani/Sema), “as ações da Semana vão destacar também os cuidados com os animais domésticos, que mesmo tão próximos, por vezes, não são tratados da forma como deveriam”. Na programação constam lives sobre monitoramento e resgate da fauna marinha, visita ao espaço onde está sendo instalado o quarentenário das tartarugas, lançamento de vídeos e cards, nas redes sociais da Sema, e a feira com degustação de rações e adoção de PETs. “A Semana termina no sábado (9), na área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó, e conosco, neste dia, a Escollinha de Trânsito do Detran. Afinal, também devemos freiar para as os animais”, encerra.

Além da vasta programação, a semana começa com a expectativa de a qualquer momento, o Governador Camilo Santana sancionar a Lei de Proteção e Defesa Animal. A mensagem do Governo instituindo a nova política foi aprovada na na sessão plenária do último dia 29 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado (https://www.sema.ce.gov.br/2021/09/29/mensagem-do-governo-do-ceara-que-institui-a-politica-de-protecao-e-defesa-animal-e-aprovada-na-assembleia/).

Confira a programação!

Histórico da data

O World Animal Day (WAD) ou Dia Mundial dos Animais é comemorado todos os anos em 4 de Outubro, de acordo com a ONG World Animal Day (www.worldanimalday.org.uk ). Objetivo “é elevar o status dos animais para melhorar os padrões de bem estar no mundo”. Para conseguir isso, ONG incentiva as organizações de bem-estar animal, grupos comunitários, clubes juvenis e infantis, empresas e indivíduos a organizar eventos em comemoração ao WAD. Segundo a ONG, “o envolvimento está crescendo a uma taxa surpreendente e agora, é amplamente aceito e celebrado em muitos países, independentemente de nacionalidade, religião, fé ou ideologia política”.

A ideia de criar o WAD foi do polonês, Heinrich Zimmermann, escritor e editor da revista Mensch und Hund / Man and Dog. Ele organizou a primeira celebração do WAD em 24 de março de 1925 em Berlim, e mudou para 4 de outubro pela primeira vez em 1929. Inicialmente, ele encontrou seguidores apenas na Alemanha, Áustria, Suíça e Checoslováquia. Mas todos os anos, Zimmermann trabalhava incansavelmente para promover o WAD. Finalmente, em maio de 1931, em um congresso de organizações mundiais de proteção animal em Florença, Itália, sua proposta para tornar universal o 4 de outubro como o Dia Mundial dos Animais “foi unanimemente aceita”.