Seminários do ZEEC reúnem 260 pessoas em Camocim e Paracuru

23 de janeiro de 2020 - 09:12

Nesta sexta-feira (24), o encontro acontece no auditório da Universidade de Fortaleza (Unifor), a partir de 8h300

Os dois primeiros encontros, da terceira etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC), comemora a participação efetiva da sociedade. Os seminários ocorridos dias 21 e 22 de janeiro, nos municípios de Camocim e Paracuru, respectivamente, reuniram 260 pessoas. Hoje, está acontecendo mais uma reunião em Beberibe e na manhã desta sexta-feira (24), será no auditório da Unifor, em Fortaleza. O objetivo dos seminários é construir um prognóstico do litoral cearense de forma participativa, interagindo com diversos segmentos.

Para o titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, essa etapa do ZEEC visa colaborar na construção de cenários tendenciais e desejáveis referentes ao nosso Litoral. “A ideia é que na elaboração dos mesmos, sejam considerados o histórico dos dados levantados e a situação das unidades homogêneas, de acordo com as potencialidades e fragilidades naturais e socioeconômicas de cada área”, explica.

Durante a abertura do seminário, em Camocim, Bruno enfatizou a importância do ZEEC na redução de conflitos no Litoral. Segundo ele, “o ZEEC vai contribuir, ao máximo, para a redução dos conflitos”. Disse ainda que estudo vai produzir um mapeamento preciso de todas as áreas da planície costeira. “Portanto, após a conclusão do processo, saberemos com clareza as áreas que podem ser ocupadas e aquelas que não podem”, completa.

O secretário também participou do encontro em Paracuru. Na ocasião, ele falou de sustentabilidade ao destacar a importância de discutir com a população local, questões sociais, ecológicas e econômicas, de cada região. Ele também ressaltou o quanto o ZEEC vai estimular os empreendedores, bem como as comunidades tradicionais, pescadores, marisqueiras e os municípios. “Estes terão seus recursos naturais devidamente protegidos”, disse. “Nós teremos crescimento econômico, geração de emprego e renda e a preservação ambiental”, conclui.

Presente ao encontro, o diretor de Controle e Proteção Ambiental da Semace, Lincoln Davi Mendes, se referiu ao aspecto participativo da sociedade, em todo o processo. “O diagnóstico geoambiental é feito por técnicos, em campo, mas é necessário considerar a dimensão social por meio da participação da população, disse. “Mesmo em locais que sejam restritos pela legislação ambiental, se há atividades e comunidades instaladas nessas áreas, isso deve ser considerado no ZEEC”, frisa.

Confira o próximo seminário do ZEEC 2020:

Fortaleza e Região Metropolitana

Dia: 24 de janeiro de 2020 (Sexta-feira)

Horário: 8h30 às 13h

Local: Auditório da UNIFOR

Endereço: Avenida Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz, Fortaleza.