Projeto de Implementação da Eficiência Energética para as Indústrias Cerâmicas do Baixo Jaguaribe

O projeto de Implementação da Eficiência Energética para as Indústrias Cerâmicas do Baixo Jaguaribe está sendo desenvolvido a partir de um convênio da SEMA com o Ministério do Meio Ambiente – MMA e com o Fundo Socioambiental Caixa – FSA. Ele representa um conjunto coordenado de esforços voltados para a utilização responsavelmente eficiente e ambientalmente correta, das matrizes energéticas utilizadas como combustível para a atividade produtiva de tijolos, telhas e demais insumos da construção civil.

 

Tem como objetivo desenvolver e implementar um modelo sustentável de atuação no âmbito de eficiência energética para as indústrias de cerâmica. Por meio da utilização racional dos recursos naturais e implementação de práticas ambientalmente corretas, visando harmonizar a atividade ceramista com o meio ambiente.

 

A área de abrangência do Projeto compreende os seguintes municípios: Alto Santo, Aracati, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Quixeré, Russas, Tabuleiro do Norte.

 

Atividades Desenvolvidas no Projeto:

– Diagnóstico técnico do perfil produtivo das indústrias cerâmicas no aspecto de eficiência energética;

– Elaboração da Cartilha “Eficiência Energética: Boas práticas de Industrialização;

– Capacitações com foco nas medidas e tecnologias para o uso eficiente de energia na produção de artefatos cerâmicos e promoção de intercâmbio de –  conhecimentos entre as empresas beneficiadas;

– Consultorias e assistência técnica especializada com foco na melhoria dos processos produtivos e eficiência energética às empresas ceramistas;

– Elaboração de um Projeto Executivo de uma Unidade Demonstrativa para a produção sustentável;

– Pesquisa Ambiental nas Cerâmicas orientada ao Diagnóstico da Produção, Consumo Energético e Meio Ambiente.

 

Resultados: O Projeto alcançou excelentes resultados com a sua implantação, onde se destaca as seguintes informações: 120 indústrias cerâmicas beneficiadas; 100% de aceitação das atividades; Redução em 23% no consumo de lenha (33.672m³); Redução de 10 horas de queima e Redução no volume de fumaça; Melhoria na qualidade do produto queimado; Implantação do novo produto (telha prensada) e 42h de capacitação para 213 profissionais das cerâmicas.

 

DOWNLOADS