Projetos nas Unidades de Conservação (Operando e em Elaboração)

Semana do Meio Ambiente (Campanha): A SEMANA DO MEIO AMBIENTE, instituída oficialmente pelo Decreto Nº 86.028 de 27 de maio de 1981, tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”. Esse evento é realizado anualmente, com períodos variados. A maior parte das Unidades de Conservação gerenciadas pela SEMA possui atividades educativas específicas durante a Semana do Meio Ambiente.

 

 

Festa Anual das Árvores (Campanha): A SEMA em parceria com os municípios cearenses, ONG’s, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, realizam diversas ações de educação ambiental em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Em cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da Festa Anual das Árvores.

 

 

Semana da Biodiversidade (Campanha): No dia 22 de maio celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade. Diante disso, várias instituições organizam eventos com atividades de educação ambiental para este dia, buscando alertar sobre a importância da diversidade biológica para bem estar da população e conservação dos recursos naturais. Assim, O objetivo da Semana da Biodiversidade é divulgar a necessidade de conservação da biodiversidade, focando na proteção dos recursos naturais, condição essencial para o bem estar e qualidade de vida da população, por meio de ações estabelecidas em um calendário de atividades de cunho ambiental, interativas e lúdicas a serem realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente juntamente com parceiros nas Unidades de Conservação.

 

 

Dia de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas (Campanha): O Dia de Limpeza de Praias, Rios, e Lagoas foi criado pela Rede Nacional de Educadores Ambientais durante a Conferência Internacional, ECO-92. No estado do Ceará, desde 1993, o Governo realiza campanhas de educação ambiental nas áreas do entorno dos recursos hídricos, sobretudo aqueles localizados nas Unidades de Conservação. O principal objetivo é sensibilizar a população para a proteção dos recursos hídricos através da participação e do engajamento da comunidade local para o cuidado com o meio ambiente. A ideia é ser o exemplo do cuidado necessário com a água e com a vida no planeta.

 

 

Vem Passarinhar: O projeto #VemPassarinhar foi criado pelo Observatório de Aves – Instituto Butantan com o objetivo de promover a conexão das pessoas com a natureza e ao mesmo tempo envolvê-las no monitoramento das aves dentro do conceito de ciência cidadã. Esse projeto consiste em um passeio de observação de aves aberto ao público e guiado por um ornitólogo ou pessoa treinada. Durante a caminhada, além de identificar as espécies com os participantes, o pesquisador explica curiosidades relacionadas com a biologia e outros aspectos da história natural das espécies, visando despertar o interesse e admiração pelas aves.

 

Viva o Parque: O Projeto Viva o Parque propicia à população a oportunidade de reaproximar-se da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de Unidades de Conservação Estaduais.

 

 

ECOMAPS: O projeto se trata de uma parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Secretária do Meio Ambiente (SEMA), consistindo em um aplicativo de mapeamento ambiental, por meio do qual é possível conhecer a exuberante vegetação das Unidades de Conservação.

 

 

Trilhas com Cunho Educativo: A atividade tem o objetivo de avaliar e obter uma percepção a respeito do conhecimento da população usuária de trilhas sobre questões que envolvem as Ucs e outras questões ambientais, além disso, também proporcionará um repasse de conhecimento mais efetivo por parte do educador ambiental da UC para os visitantes. Essa atividade irá ocorrer por meio de questionários semi-estruturados que serão aplicados antes de iniciar a atividade e após ao seu término.

 

 

Exposição de Sementes: O projeto tem o intuito de divulgar a flora de cada Ucs, bem como promover exposições itinerantes de semente dessas espécies.

 

 

Gincana Ecológica: A gincana ecológica tem como principal intuito elaborar atividades lúdicas e artísticas para o público infantil e infanto-juvenil das escolas públicas.

 

 

Limpando a Natureza: Esse projeto tem como objetivo realizar limpezas periódicas em áreas da UCs que não são constantemente limpas, como as áreas paralelas as trilhas e leitos de corpos d’água. O objetivo é realizar ações mensais de limpeza nas UCs e estimar o impacto que o lixo gera nas nossas matas. Essa ação visa também impactar de maneira positiva os usuários e visitantes que através dessa ação de educação ambiental, possam repensar seus hábitos e rever o uso de descartáveis.

 

 

Gaiola de Vida Livre: O projeto consiste em dispor na UC gaiolas apreendidas pelo BPMA, estimulando a não criação de pássaros em cativeiros

 

 

Exposição Itinerante Mar de Lixo: O objetivo desse projeto é mostrar para o público, por meio de imagens e textos científicos e referenciados, que estamos vivendo um sério problema referente à quantidade exorbitante de resíduos sólidos que acabam tendo como destino os oceanos. O intuito é chocar e apresentar alternativas para diminuir a produção de lixo.

 

 

Geladeroteca: O projeto constitui-se na reutilização de uma geladeira customizada com o intuito de fomentar a prática da leitura, bem como troca e doação de livros nas UCs.

 

 

Diálogos a Deriva: Consiste em um passeio de barco com guia que ao longo do trajeto explana ao visitante sobre a riqueza da biodiversidade da Unidade de Conservação.

 

 

Seminário Estadual das Unidades de Conservação do Ceará: Consiste na realização do I Seminário das UC’s estaduais do Ceará com o intuito de fortalecer e divulgar a gestão das unidades de conservação através de palestras, minicursos, mesas redondas e trocas de saberes.

 

 

PREVINA: A SEMA coordena o Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA) desde 2004, que tem como objetivo fortalecer as práticas educacionais e metodologias adequadas para a prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais, principalmente dentro das Unidades de Conservação.