Arborização Urbana e Espécies exóticas

A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará – SEMA, coordena o Programa de Valorização de Espécies Nativas (Lei Estadual N° 16.002/2016). Dentre seus objetivos e ferramentas está a implementação de uma política de valorização das espécies vegetais nativas no Estado do Ceará, bem como a substituição gradativa de espécies exóticas invasoras de áreas públicas e privadas.

Os folderes foram produzidos pelos técnicos da Sema: Christopher Morais, Kelven Sousa, Lívia Reis, Lucas Silva, Roberta Miranda e pelo Professor Doutor em Ciências Florestais da UFC Lamartine Oliveira. Além de serem revisados pelos membros do Grupo de Trabalho do Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental do Ceará representado pelas Instituições: SEMA, SRH, SEMACE, FUNCEME, SDA, COGERH, EMATERCE, EMBRAPA, UFC, UECE, UNILAB, MAPA E IDACE.

Um dos focos dos folderes é na incentivação e elaboração de planos de arborização municipais de acordo com suas diretrizes, disseminando a valorização das espécies vegetais nativas. Também considerando as espécies exóticas vegetais invasoras que foram introduzidas de forma voluntária ou involuntária em um novo ecossistema, fora da sua área natural de distribuição, capazes de modificara dinâmica desse e prejudicar a biodiversidade nativa, gerando impactos negativos ambientais, econômicos e sociais, disse a equipe produtora.

Acesse:

FOLDER Espécies Exóticas