PEIXES

Atualmente existem aproximadamente 34.200 espécies de peixes descritas, englobando 515 famílias e 85 ordens, o que compreende mais da metade das 55.000 espécies de vertebrados viventes. No geral, 41% das espécies são de água doce, 58% marinhos e 1% movem-se entre água doce e salgada ao longo da vida. Esses números refletem uma grande diversidade de espécies distribuídas em vários ecossistemas aquáticos, bem como uma longa e complexa história evolutiva desses organismos.

 

PEIXES CONTINENTAIS
A região Neotropical abriga o maior número de espécies de peixes de água doce do planeta (4475), a maioria em território brasileiro (2587). Já para a região da Caatinga foram registradas 371 espécies de peixes nativas de água doce, sendo 203 endêmicas, e 33 ainda estão em processo de descrição. No Estado do Ceará estão registradas até momento 102 espécies de peixes continentais (84 nativas e 18 introduzidas), distribuídas em oito bacias localizadas na ecorregião Caatinga Meio-oriental, com um número expressivo de espécies endêmicas.

 

Como citar esta lista:
BOTERO, J. B.; LOURENÇO, R. C. G., RODRIGUES-FILHO, C. A. S.; RAMOS, T. P. A.; PINTO, L. M. E GARCEZ, D. S. 2021. Lista de Peixes Continentais do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em: https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/peixes/. Acessado em:

 

 

PEIXES MARINHOS

O inventário de peixes marinhos do Ceará foi construído com base em amostragens em campo, mergulhos científicos, análise de exemplares em coleções científicas e registros de ocorrência em plataformas digitais, tais como species link, GBIF e outras. Além disso, a compilação das espécies foi também complementada através de revisão bibliográfica de artigos científicos, assim como de livros, listas de espécies e demais literatura. O status taxonômico de cada espécie, assim como autor(es) e ano de descrição, seguem, principalmente, a classificação proposta por Fricke et al. (2019) [Eschmeyer’s Catalog of Fishes]. A lista está organizada por ordem alfabética, seguindo do maior grupo taxonômico ao menor.

 

Atualmente, o inventário inclui cerca de 400 espécies como parte da fauna de peixes marinhos do Ceará. Essas espécies estão distribuídas em 36 ordens e 107 famílias. Destas, 26 ordens e 84 famílias correspondem aos peixes ósseos, tais como o mero e o pargo. Já as espécies de peixes cartilaginosos estão distribuídas em 10 ordens e 23 famílias. Os peixes cartilaginosos são compostos por tubarões, raias e quimeras. Estes organismos foram o foco desta primeira etapa de disponibilização da lista. Portanto, neste momento, está disponibilizada uma lista com as 59 espécies de peixes cartilaginosos com distribuição ao largo da costa cearense. A lista será acrescida das demais espécies de peixes marinhos ao longo das próximas semanas e será permanentemente atualizada.

 

Como citar esta lista:
XAVIER, L.G.; FREITAS, J.E.P.; CHARVET, P.; FARIA, V.V. 2021. Lista de Peixes Marinhos do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em: https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/peixes/. Acessado em: