CNIDÁRIOS

O inventário de cnidários do Estado do Ceará foi elaborado a partir do levantamento de espécimes depositados em diversas coleções regionais, nacionais e internacionais; publicações em revistas científicas, inventários, bases de dados e registros fidedignos de espécies. Foram consideradas neste documento algumas espécies exóticas e invasoras de modo a subsidiar ações do poder público.

 

Ao todo, foram inventariadas 45 espécies de cnidários, sendo a maioria de antozoários (anêmonas, gorgônias, corais) com 23 espécies. Além disso, tivemos 8 de cifozoários (como as águas-vivas) e 14 de hidrozoários. Esse número certamente está subestimado devido a lacunas amostrais em diversas regiões costeiras e marinhas do estado. Confira abaixo a Lista de Cnidários do Ceará.

 

CNIDÁRIOS

Cnidários são animais que têm grande importância ecológica e econômica. Dentre os representantes desse grupo temos as águas-vivas (por exemplo, de importância médica), corais, hidrozoários, gorgônias e anêmonas. Os cnidários são importantes formadores de ecossistemas como os ambientes recifais que são comuns no litoral do Ceará, desde águas rasas até profundas. Dentre as ordens mais especiosas tivemos Scleractinia (9 espécies) e Scyphozoa (7 espécies), incluindo corais e águas-vivas.

 

Como citar esta lista:

SOARES, M.O.; BARROSO, C.X. 2021. Lista de Cnidários do Ceará. Fortaleza: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Disponível em https://www.sema.ce.gov.br/fauna-do-ceara/invertebrados/cnidarios. Acessado em:

 

EQUIPE TÉCNICA

Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Soares – (Universidade Federal do Ceará, Instituto de Ciências do Mar)

Coordenador da Lista de Cnidários

 

Dra. Cristiane Xerez Barroso – (Universidade Federal do Ceará)

Pesquisador da Lista de Cnidários

 

Fotos:

Coral estrela (Siderastrea stellata) no Canal do Uruaú, litoral leste do Ceará. Crédito da foto: Marcus Davis (Mar do Ceará)

 

Coral Montastraea cavernosa no Canal do Uruaú, litoral leste do Ceará. Crédito da foto: Marcus Davis (Mar do Ceará)

 

Gorgônia Leptogorgia punicea no porto do Pecém (Ceará). Crédito da foto: Marcelo Soares