Viveiros Regionais

Os viveiros regionais são de fundamental importância na implementação do Projeto de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental no estado do Ceará, em âmbito do Programa Ceará Mais Verde, no tocante a gestão dos viveiros para a produção de mudas nativas destinadas à recuperação de áreas degradadas e as ações de educação ambiental.

Estão localizados nos municípios de: Acopiara, Campos Sales, Croatá, Cruz, General Sampaio, Jardim, Ocara, Tauá e Ubajara. Sua distribuição abrange diferentes polos do estado, possibilitando uma logística eficaz da doação de mudas para o desenvolvimento de projetos de florestamento, reflorestamento, arborização e educação ambiental por todo o Ceará.

Ações de florestamento e reflorestamento proporcionam, entre vários benefícios ambientais, maior infiltração das águas, resultando na recuperação de nascentes, da biodiversidade e de ecossistemas naturais; retenção dos solos com redução do assoreamento dos corpos d’água e prevenção dos processos de erosão e desertificação.

Nas áreas urbanas, por suas múltiplas funções, a arborização exerce papel de vital importância para a qualidade de vida das cidades. A arborização urbana atua diretamente sobre o microclima, na qualidade do ar, no nível de ruídos, na paisagem, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas cidades. Pela redução da incidência direta da energia e do aumento da umidade relativa do ar, a arborização pode contribuir para a redução de até 4ºC de temperatura, agindo decisivamente para atenuação das chamadas “ilhas de calor”, áreas de ocorrência das temperaturas mais elevadas durante o dia, especialmente nas zonas de maior poluição do ar.

A Educação Ambiental, no âmbito dos Viveiros Regionais, dá-se através da doação de mudas, de seu plantio e acompanhamento de seu desenvolvimento, mediante possíveis projetos que engajem diferentes atores sociais e estimulem maior contato com a natureza, o zelo pela Flora cearense e sua conservação.