Sema participa de reunião do CONSEA-CE

11 de fevereiro de 2025 - 16:46

Nesta terça-feira (11), a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) participou da 172a Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CONSEA-CE), na Casa dos Conselhos, em Fortaleza.

Na oportunidade, a técnica Gizeli, coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), apresentou a nova politica do PPA Leite, que deverá atingir a maioria dos municípios cearenses, levando em consideração tanto a quantidade quanto a qualidade. “Neste momento, é fundamental a parceria com os municípios, associações de produtores e cooperativas”, destacou Gizeli.

Para dar suporte a essa iniciativa, a comissão de capacitação de conselhos municipais promoverá um curso direcionado aos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseas), envolvendo 124 municípios do estado. O objetivo do curso é capacitar os atores governamentais e da sociedade civil sobre o papel dos conselheiros, especialmente na execução da política de segurança alimentar e nutricional nos municípios.
O representante da Sema no Consea-CE, Genário Azevedo, também abordou a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que ocorrerá até o dia 15 de março e reunirá cerca de 500 delegados e delegadas para discutir a emergência climática. “Eventos climáticos extremos, mais frequentes e intensos, afetam a produção de alimentos no Brasil e agravam a insegurança alimentar nas comunidades locais. Produtos como feijão, café, arroz, leite, carne bovina e frango podem ter aumentos significativos de preços. Além da crise econômica, os eventos climáticos extremos são responsáveis pelo aumento do custo dos alimentos”, ponderou.