Sema e Corpo de Bombeiros Militar realizam primeira capacitação de 2025 do Programa Previna

7 de fevereiro de 2025 - 14:52

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), promoveu, nesta sexta-feira (7), treinamento especializada sobre incêndios florestais para colaboradores da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Esta é a primeira capacitação do ano no âmbito do Programa de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais (Previna).

Com carga-horária de 8 horas, o curso abordou os diversos tipos de incêndios florestais e as melhores práticas para o enfrentamento do fogo. O treinamento foi dividido em duas etapas: uma teórica, que explorou a natureza, causas e consequências dos incêndios florestais, e outra prática, em que os participantes puderam aplicar o aprendizado em situações reais, incluindo atividades como práticas de aceiro, visando preparar os colaboradores para atuar de forma eficaz no campo.

J. Martin, soldado do Corpo de Bombeiros especializado em incêndios florestais, participou da equipe de instrução e enfatizou a importância do treinamento para a disseminação do conhecimento, especialmente em áreas rurais. “Nosso objetivo é fornecer informações sobre prevenção, combate e segurança, garantindo que os profissionais da Cogerh possam evitar incêndios que danifiquem a vegetação e a fauna local”, afirmou.

Para Carollyne Matos, coordenadora do Previna, a capacitação reflete o compromisso contínuo da SEMA e do Corpo de Bombeiros com a segurança ambiental. “Nosso objetivo é fortalecer a gestão ambiental e a proteção dos ecossistemas, garantindo que os profissionais da Cogerh estejam cada vez mais preparados para proteger os recursos naturais e aprimorar as estratégias de combate a incêndios florestais”, afirmou.

Sobre o Programa PREVINA

O Programa de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais (Previna) é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) desde 2004, e tem objetivo de subsidiar o governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações, contribuindo efetivamente para o planejamento e a utilização de estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no âmbito estadual.