Sema vai coordenar o Comitê Estadual Intersetorial para inclusão socioeconômica de catadoras e catadores

14 de agosto de 2024 - 20:26

A secretaria Vilma Freire, do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), participou na tarde desta quarta-feira (14), na Casa Civil, no Palácio da Abolição, da primeira reunião do Comitê Estadual Intersetorial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis. A reunião foi coordenada pelo Secretário da Casa Civil, Max Quintino. Na ocasião, a Sema apresentou as ações, projetos e programas de apoio que vem realizando, voltadas aos catadores e catadoras em todo Estado, a exemplo do Auxílio Catador e o Coleta Seletiva Solidária, ações estratégicas.

Durante o encontro, a Sema foi aprovada como a coordenadora do Comitê. De acordo com a titular Vilma, o colegiado é uma proposta de apoio e fomento ao segmento dos catadores de materiais recicláveis. “Uma articulação de diversas ações e programas de governo, em parceria com governos federal e locais, para a inclusão social e econômica dessa importante categoria, que tanto contribui para a cadeia produtiva da reciclagem, coletando os resíduos, muitas vezes descartados indevidamente, pela sociedade”, disse. A coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Sema, Mônica Simioni, acompanhou a secretária Vilma.

Além da Sema, também presentes, as seguintes secretarias estaduais e órgãos: Secretaria de Proteção Social (SPS); da Educação (Seduc); do Trabalho (SET); da da Igualdade Racial do Ceará (SEIR); Secretaria dos Direitos Humanos (SEDIH); Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secitece); e a Procuradoria Regional do Estado (PGE). Como convidados, participaram representantes do Tribunal de Justiça do estado do Ceará, do Tribunal de Justiça do Trabalho; do Ministério Público do Trabalho; do Ministério Público Estadual; da Defensoria Pública; do Instituto Federal do Ceará; da Aprece e da Unifor.