SEMA presente no lançamento do Programa Kariri Criativo, do Governo do Ceará e Ministério da Cultura

4 de junho de 2024 - 20:04

A titular Vilma Freire, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), em companhia da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, nesta terça (4), no Centro Cultural do Cariri, no Crato, participaram do lançamento do Kariri Criativo, um programa piloto a ser realizado no Ceará, que assume o desafio da formulação, implementação e monitoramento de uma política de Estado para a Economia Criativa, que reconheça o lugar estratégico das expressões e dos produtos culturais da região para a construção de uma nova agenda de desenvolvimento. Na oportunidade, Vilma Freire divulgou para a ministra Margareth Menezes a realização do Seminário “Ceará pelo Clima”, que ocorrerá dias 17 e 18 de junho, no Centro de Eventos, em Fortaleza, dentro da programação do Junho Ambiental 2024.

Na sua fala, a ministra ressaltou a necessidade da cultura andar de mãos dadas com a sustentabilidade. “Precisamos pensar no meio ambiente. Isso que assistimos hoje no mundo é falta de educação no trato do nosso meio ambiente. Podemos ter progresso e, ao mesmo tempo, ter respeito à natureza. Precisamos mudar a forma de como usar nossos recursos naturais”, afirmou. Também presentes o secretário Nacional de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Henilton Menezes; o secretário Nacional de Formação, Livro e Leitura (Sefli), Fabiano Piúba; e a presidenta da Funarte, Maria Marighela. O Programa Kariri Criativo tem por objetivo mobilizar, qualificar e integrar lideranças, organizações e atores da economia criativa da região, estimulando o alinhamento das demandas locais e a convergência das políticas públicas municipais, estaduais e federais, com ênfase no fortalecimento das dinâmicas econômicas de criação, produção, comercialização e consumo de bens e serviços criativos, em favor do desenvolvimento sustentável. Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri serão os municípios atendidos pelo programa.