SEMA presente na inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos da Vicunha, em Pacajus

8 de maio de 2024 - 19:28

A secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Vilma Freire, e o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, participaram, na tarde desta quarta (8), em Pacajus, da inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da fábrica da Vicunha, cuja água reciclada será reutilizada pelas indústrias do Distrito Industrial Pacajus-Horizonte. Também presentes ao evento, o governador Elmano de Freitas; o presidente do Conselho de Administração da Vicunha, Ricardo Steinbruch; o presidente da Cagece, Neuri Freitas; e o presidente do BNB, Paulo Câmara, dentre outras autoridades.

A ETE é resultado da parceria entre a Cagece e o Grupo Vicunha. As duas empresas celebraram acordo por meio do qual constituíram uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), denominada VSA, para a “Gestão de água, efluentes e resíduos sólidos industriais”, com o objetivo exclusivo de instalar a ETE. “Esta parceria é mais um exemplo de como é possível e como são benéficas as parcerias entre o público e o privado. Ganha o meio ambiente e a sociedade”, afirmou Vilma. Foram investidos R$ 73 milhões, dos quais R$ 62 milhões aplicados na obra e na aquisição dos seus equipamentos.

Saiba mais

O Grupo Vicunha é o protagonista do projeto. Toda a água a ser reciclada terá origem no sistema de esgoto da fábrica da Vicunha em Pacajus. A empresa tem Relatório de Sustentabilidade e afirma no mesmo que tem compromisso com a proteção do meio ambiente em sua cadeia e que adota, em diferentes frentes, ações que impactam positivamente a biodiversidade. A sua principal matéria-prima, algodão, é comprada levando em consideração as boas práticas socioambientais no cultivo. Outro fator importante é o fato de a indústria compensar CO2 direcionado a emissão das caldeiras para neutralização das ETEs.