Sema participa de seminário para fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional

7 de maio de 2024 - 16:18

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) participou do Seminário de Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O evento ocorrido na manhã desta segunda-feira (6), no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, no Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/CE), teve como objetivo, “mostrar as politicas públicas que fortalecem o combate à fome da população vulnerável, no que diz respeito à segurança alimentar e nutricional, que seguem como eixo central no Governo do Estado do Ceará”.

O Seminário contou com as presenças da Secretária Nacional de Combate à Pobreza e à Fome do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Valéria Burity, da Secretária da Proteção Social e presidente da Caisan/CE, Onelia Santana; do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz; e da Primeira-Dama do Estado, Lia de Freitas, e Regilvânia Mateus, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Participaram ainda, prefeitos, secretários e técnicos municipais.

O técnico Genario Azevedo, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/Sema) e conselheiro do Consea, presente ao encontro, informou que o Estado do Ceará possui 62 municípios que aderiram ao Sisan, que é a base para o fortalecimento das políticas públicas de combate à fome, visando garantir da soberania alimentar e nutricional. “A oficina foi importante para incentivar que os municípios possam criar Caisan e Consea municipais, bem como elaborar Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional”, disse.