Sema apresenta projetos estratégicos na reunião da Câmara Técnica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural

22 de março de 2024 - 16:23

O secretário executivo Fernando Bezerra, representando a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), participou na manhã desta sexta-feira (22), da 57ª Reunião da Câmara Técnica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR). O evento, ocorrido no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Agrária (SDA), também comemorou o Dia Mundial da Água, que está sendo celebrado hoje, em todo o mundo.

Na oportunidade, Fernando Bezerra apresentou palestra sobre ações da Sema com foco na sustentabilidade ambiental. Ele falou sobre a importância da ampliação, nos últimos nove anos, do número de unidades de conservação sob gestão da Sema e apresentou os principais programas e projetos. Destacou os programas Agente Jovem Ambiental (AJA), Auxílio Catador, Cientista Chefe e Previna, os viveiros de produção de mudas da Sema e a importância dos mesmos para o reflorestamento. “Temos três grandes viveiros, o do Parque Estadual Botânico, o da Área de Proteção Ambiental (APA) de Baturité, em Pacoti e o da Área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó. Em 2023 produziram 206 mil mudas”, informou.

Além do representante da Sema, participaram da abertura dos trabalhos, o secretário executivo, Marcos Jacinto, da SDA; o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Dantas Tavares; e representantes da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), da Fundação Cearense de Meterologia e Recursos Hídricos (Funceme), da Aprece, de demais instituições públicas e de movimentos e organizações sociais, além de prefeitos municipais. O diretor da Cogerh fez uma explanação sobre a atual situação hídrica do Ceará e o metereologista, pesquisador da Funceme, Francisco das Chagas Vasconcelos Júnior, apresentou a situação climática do estado e as perspectivas para os próximos meses.