Secretária Vilma Freire homenageada na Assembleia Legislativa, em sessão solene que celebrou lideranças femininas

14 de março de 2024 - 17:09

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, na tarde desta quinta-feira (14), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente na data de 8 de março. A ocasião reconheceu as contribuições de lideranças femininas que atuam em diversas áreas no Ceará.

A solenidade foi requerida pelo deputado estadual Danniel Oliveira (MDB). Em sua fala, ele lembrou que as mulheres têm, cada vez mais, ocupado espaço de liderança no mercado de trabalho. E enfatizou “a importância de exaltar a relevância dos esforços das lideranças femininas no âmbito das empresas, da política e de toda a sociedade”.Danniel citou todas as homenageadas, ressaltando que Vilma Freire foi a primeira mulher a presidir a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA).

Vilma Freire agradeceu a “sensibilidade da Assembleia, na pessoa do seu presidente, Evandro Leitão, e do deputado Danniel Oliveira, por propor um evento que exalta a importância da igualdade de gênero, uma marca do governo Elmano de Freitas”. Ela lembrou que estava representando “tantas outras mulheres que não puderam estar aqui, mas que contribuem diariamente para o desenvolvimento do Ceará”. Também registrou que a SEMA é composta, na sua maioria, por mulheres, e que prioriza hoje “a questão das mudanças climáticas, um fato que preocupa o mundo inteiro e que atinge principalmente a maioria feminina”.

Além de Vilma Freire, foram agraciadas as seguintes lideranças femininas:

1. Joselma Oliveira – Fundadora da Sorvetes Pardal;

2. Carol Mello – Presidente do Movimento Elas por Elas;

3. Bia Fiúza – Co-fundadora e diretora institucional do Instituto

Beatriz e Lauro Fiuza e coordenadora da Coalização pelo Impacto em Fortaleza;

4. Catarina Mirza – Diretora Executiva da Apoiar Soluções Administrativas e CEO do Instituto Nacional de Gestão, Educação, Tecnologia e Inovação;

5. Dana Bunes – Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi;

6. Ana Luiza Costa Lima – Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura do Ceará (CMEC) e fundadora da AL Serviços;

7. Aline Morais – Cirurgiã-Dentista e Odontopediatra “Encantadora de Crianças”;

8. Bárbara Palomares – Presidente do Instituto Bárbara Palomares de Ginástica Rítmica e Diretora de Impacto Social do Movimento Elos por Elas;

9. Rebeca Leal – Co-fundadora do Movimento Mulheres com Propósito;

10. Thyane Dantas – Co-fundadora do Movimento Mulheres com Propósito;

11. Roseanne Pimentel – CEO da Key Solution;

12. Dalvani Mota – Presidente FEMICRO/CE;

13. Cristiane Leitão – Primeira-dama da Assembleia Legislativa do Ceará;

14. Onélia Santana – Secretária da Proteção Social do Ceará;

15. Sandra Machado – Secretária do Planejamento e Gestão do Ceará;

16. Socorro França – Secretária de Direitos Humanos do Ceará;

17. Tânia Mara Coelho – Secretária da Saúde do Ceará;

18. Lia Freiras – Primeira-dama do Estado;

19. Jade Romero – Vice-governadora.