SEMA presente na sessão solene na Assembleia Legislativa que celebrou 25 anos da Associação Caatinga

17 de novembro de 2023 - 16:07

O secretário executivo da SEMA, Fernando Bezerra, representou o governador do Estado, Elmano de Freitas, na sessão solene que celebrou os 25 anos da Associação Caatinga. O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na tarde desta sexta (17). Também compuseram a mesa de autoridades o deputado estadual Sérgio Aguiar – proponente da solenidade -; Edgar Gadelha, presidente da Associação Caatinga; Luís Esteves, diretor administrativo da FIEC; Lúcio Alcântara, ex-governador do Ceará; e Roberto Macêdo, ex-presidente da FIEC. Na oportunidade, foram homenageados os ambientalistas Roberto Macêdo, Lúcio Alcântara, Renato Aragão, João Bosco Carbogim e Maria Angélica Figueiredo.

Em sua fala, Fernando ressaltou a parceria entre a SEMA e a Associação Caatinga. Estamos juntas na Pesquisa Científica, na criação e gestão de Unidades de Conservação. “Estamos juntos no Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga, no Prêmio Joaquim Feitosa, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Fazenda Raposa e no Parque Estadual do Cânion do Rio Poti. Além de participar dos estudos de criação dessas Unidades de Conservação estaduais, foi nossa grande parceira na elaboração de Plano de Manejo”, elencou.

A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na preservação da caatinga e no incentivo ao desenvolvimento sustentável. A conservação do bioma – único 100% brasileiro – é fundamental para difundir suas riquezas, inspirando as pessoas a cuidarem da natureza, promovendo o desenvolvimento local sustentável, incrementando a convivência e a resiliência de comunidades rurais à semiaridez.

Além disso, a Associação é administradora da Reserva Natural Serra das Almas, situada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). O trabalho realizado na Unidade de Conservação da categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) inclui ainda ações de conscientização e fomento ao desenvolvimento das comunidades em equilíbrio com a natureza.