Ceará dialoga com governo federal e avança nas discussões sobre o fim dos lixões

9 de agosto de 2023 - 11:10

A titular Vilma Freire, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), participou, na tarde desta terça-feira (8), de reunião na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, em Brasília. No encontro presidido pelo secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano, do órgão, contou com a participação dos presidentes e superintendentes dos 21 “Consórcios Públicos Municipais para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará”. Na pauta, a construção de meios para financiamento de politicas de manejo adequado dos resíduos, empreendidas pelos consórcios, com vistas ao encerramento de lixões em território cearense.

Para a secretária Vilma, o apoio do governo federal significa um grande passo na gestão de resíduos no Ceará. “Hoje foi um dia importante, avançamos nas discussões com a pauta do fim dos lixões, mas entendemos a urgente necessidade de inclusão social, a institucionalização das discussões e a repactuação das políticas, com foco na educação ambiental, coleta seletiva e reciclagem”, disse. Afirmou ainda que a Sema vai acompanhar e prestar todo apoio aos prefeitos e superintendentes dos consórcios de resíduos sólidos do nosso estado para em breve celebrarmos juntos um Ceará Lixo Zero”.

Também participou da reunião, além de Ceciliano, que é o responsável, na estrutura da Presidência da República, por manter diálogo com governadores e prefeitos, o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais, Ilário Marques, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Gustavo Constantino, da Sema, o assessor especial, Leonardo Araujo, para Assuntos Federativos do Governo do Ceará, e representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Ministério das Cidades e das instituições financeiras, Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).