Em Brasília, titular da Sema dialoga com Rede Nacional de Consórcios Públicos e prefeitos, sobre resíduos sólidos

8 de agosto de 2023 - 14:39

A titular Vilma Freire, da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) cumprindo agenda em Brasília, na manhã desta terça-feira (8), se reuniu com o vice-presidente executivo, Narcelio Alves Costa, da Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP) e prefeitos e prefeitas de municípios cearenses e presidentes de consórcios públicos de resíduos sólidos municipais. Também presentes ao encontro, o Cônsul Honorário da Eslováquia, Luciano Meschini Giugliano, o Secretário Executivo da Sema, Gustavo Constantino, o presidente Elano Damasceno, da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace) e secretários executivos de consórcios.

Na pauta da reunião, a gestão dos resíduos sólidos urbanos, novo marco legal do saneamento e a eliminação dos lixões. “Discutimos os desafios enfrentados pelos Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos frente à necessidade de rediscussão do marco legal e financiamento das políticas públicas”, disse a secretária Vilma. O encontro contou com a participação de duas prefeitas, Iris Maria Cruz de Lima, de Apuiarés, e Lígia Protásio, de Santa Quitéria, e de seis prefeitos: Adil Júnior, de Quixelô; Ricardo José Araújo Silveira, de Quixadá; Tiago Ribeiro, de Cascavel; David Campos, de Palmácia; Rômulo Mateus Noronha, de Parambu; Saul Maciel, de São Benedito.

Sobre a RNCP

Rede Nacional de Consórcios Públicos fomenta e articula políticas públicas em favor os Consórcios Públicos em todos os Estados da Federação. A articulação se dá com os entes dos governos municipais, Estaduais e Federal. A Rede defende a solução Consorciada para várias gestões como nas áreas de saúde, saneamento, meio ambiente, desenvolvimento regional, tributária e outras.