Sema participa do encontro presencial dos novos AJAs em Novo Oriente

19 de julho de 2023 - 09:53

O educador ambiental Genario Azevedo, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) representou a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), da solenidade que marcou o encontro inicial, dos novos integrantes do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), em Novo Oriente. O evento ocorrido na manhã desta terça-feira (18), na Escola Eufrasino Neto, contou com a presença da vice-prefeita do município, Janis Chaves; do secretário Claudino Sales Neto e do técnico Lucas Costa, da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente; da consultora ambiental, Márcia Andrade; e do professor e ambientalista, Enoc Sabóia. Escola Eufrasino Neto, contou com a presença da vice-prefeita do município, Janis Chaves; do secretário Claudino Sales Neto e do técnico Lucas Costa, da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente; da consultora ambiental, Márcia Andrade; e do professor e ambientalista,Enoc Sabóia.

Na ocasião, o representante da Sema ressaltou a importância do AJA, em especial por este momento de emergência climática, que vive o nosso planeta. “Os Planos de Ação Comunitária que serão desenvolvidos pelos AJAs e que deverão contemplar temas como coleta seletiva, reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, implantação de hortas escolares e viveiros de produção de mudas, entre outros, trarão significativos benefícios à comunidade e ao município”, disse.

Também presente ao encontro, a coordenadora regional do Programa AJA na região dos Sertão dos Crateús, Amanda Maroana Paiva Mota Menezes, realizou oficina para os 54 novos AJAs. A proposta da ação foi apresentar os objetivos do programa do Governo do Estado, a Lei Estadual nº 17.383/21 ou Lei dos AJAs, que criou o programa e a Instrução Normativa 04/2022. “Ela também explicou como funciona o programa e esclareceu dúvidas sobre datas de pagamento do benefício, fardamentos e como se dará a participação dos jovens em eventos da Sema e do município”, encerrou Genário.