No Abolição, Governador Elmano comandará atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente no início do Junho Ambiental 2023

31 de maio de 2023 - 17:55

O Estado do Ceará, referência no cenário nacional em Educação Ambiental, estendeu o período de realização das atividades para todo o mês de junho. O que antes era a Semana do Meio Ambiente, agora, com a Lei Estadual nº 17.227/2020, transformou-se em JUNHO AMBIENTAL, um mês repleto de atividades. O JUNHO AMBIENTAL não tem um tema específico. Na segunda, Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, no Palácio da Abolição, de 14h às 16h, o governador Elmano de Freitas comandará várias atividades dando início à programação. O evento terá participação dos secretários de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire, e do Trabalho, Vladyson Viana, além de outras autoridades.

Haverá a assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) e a Secretaria do Trabalho, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), que beneficiará os integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). “A parceria quer aproveitar a experiência destes jovens, que já estão num processo de inserção social, com educação ambiental, sustentabilidade, responsabilidade, que eles tenham uma oportunidade de iniciar sua trajetória profissional por meio do sistema público de emprego. Através deste documento, o Governo do Estado vai viabilizar um canal permanente de monitoramento da empregabilidade destes jovens”, explica Vladyson Viana, secretário de Trabalho do Estado. Na sequência, haverá a certificação simbólica de todos os AJAs que concluíram o Programa. O governador entregará a três AJAs da Região Metropolitana de Fortaleza o Certificado de Conclusão.

Num outro momento, o governador lançará o Plano ABC+Ceará, o Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (2020-2030). A iniciativa do Plano conta com o apoio do Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA). A titular da SEMA, Vilma Freire, destaca que “o Ceará é um dos únicos estados do país onde a coordenação ficou a cargo de uma Secretaria do Meio Ambiente. O objetivo do Plano é fortalecer a Política Estadual de Mudanças Climáticas, buscando parcerias para o financiamento e sua implementação”. Na ocasião, também será assinada a Lei de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O Ceará será o primeiro Estado do Nordeste e um dos primeiros do Brasil a ter uma Lei sobre o tema.

Finalmente, Elmano de Freitas entregará a Medalha e o Certificado ao agraciado do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa 2023, o industrial Edgar Gadelha Pereira Filho. O ambientalista é o atual presidente do Conselho Deliberativo da Associação Caatinga e diretor financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e presidente do Sindicarnaúba. A comenda é destinada, anualmente, para homenagear pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que no desempenho de suas ações tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável do Bioma Caatinga. Foi instituída pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga.

Programação do JUNHO AMBIENTAL em vários municípios

O JUNHO AMBIENTAL contará com diversas atividades durante o mês nos municípios cearenses. A SEMA, como órgão responsável pela Política Ambiental do Estado, coordenará a campanha, através de sua Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas). Em parceria com os municípios cearenses, ONGs e instituições públicas e privadas, serão realizadas atividades em todo o Estado, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Dentre as atividades de educação ambiental, haverá palestras, trilhas ecológicas, rodas de conversa, corridas de rua, passeios ciclísticos e de barco, blitz ecológicas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, campanha nas rádios, oficinas educativas, aulas de campo, concursos de fotos e redações, distribuição e plantios de mudas, visita a nascentes, recuperação de mata ciliar, dentre outras. O JUNHO AMBIENTAL realizar-se-á no período de 4 de junho a 2 de julho de 2023.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO JUNHO AMBIENTAL

 – Programação SEMA

 – Programação dos Municipios