SEMA presente no debate sobre Hidrogênio Verde no Ceará

26 de maio de 2023 - 11:37

A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), Vilma Freire, participou, na manhã desta sexta (26), no plenário 13 de Maio, na Assembleia Legislativa, dos debates sobre Hidrogênio Verde no Estado. A sessão especial contou com a presença de diversas autoridades, como a senadora Augusta Brito; o senador Cid Gomes; o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão; o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; do assessor especial Eudoro Santana; o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho; o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina, Jorge Arbache; o diretor-presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueirêdo; além de diversos secretários de Estado, deputados, prefeitos e representantes da sociedade civil.

O debate “Hidrogênio verde: inovação e energia limpa no Ceará”, se desenvolveu sobre as potencialidades do desenvolvimento do hidrogênio verde (H2V) no Estado, além do protagonismo do Nordeste na produção de energias limpas, bem como a importância dessa inovação para o desenvolvimento econômico, social e industrial.

Desde 2021, o Ceará trabalha na implantação de um Hub para produção e comercialização de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O objetivo é transformar o território cearense em um grande fornecedor global desse tipo de combustível, gerando emprego, renda e contribuindo diretamente para a descarbonização do planeta. Isso porque, para ser considerado verde, as fontes de energia para a produção do hidrogênio devem ser de origem limpa e renovável – como a solar e a eólica.

Em janeiro, foi produzida a primeira molécula de H2V no Pecém. Apesar de ser um importante passo, há ainda gargalos a serem resolvidos, e um dos principais é a necessidade de regulamentar a produção, exploração e comercialização do hidrogênio como combustível.