SEMA realiza palestras, oficinas e distribuição de mudas, na Assembleia Itinerante, em Icapuí

25 de maio de 2023 - 16:48

Encerrando a participação da Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) na Ação Itinerante da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), educador ambiental, Genario Azevedo, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da SEMA realizou, na tarde de quarta-feira (24), a palestra “Impactos dos Resíduos Sólidos nas Mudanças Climáticas”. O evento aconteceu no auditório da Praça Adauto Róseo, na região central do município de Icapuí.

Cerca de 50 pessoas, entre técnicos municipais, professores, servidores da ALECE e integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), assistiram a palestra. De acordo com o palestrante, atualmente, o planeta vive uma emergência climática. “O 13° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), prever que sejam tomadas medidas urgentes para se combater as mudanças climáticas e seus impactos, em âmbito federal, estadual e municipal”.

Mudança do Clima

Genário também explicou aos presentes, como os gases de efeito estufa (GEEs), o dióxido de carbono (CO₂), o metano (CH₄) e o óxido nitroso (N2O), aprisionam o calor no planeta, impedindo que esse calor seja refletido de volta ao espaço. “Isto faz com que a atmosfera da Terra se aqueça. Em apenas 200 anos, a concentração de dióxido de carbono (CO₂) em nossa atmosfera aumentou em 30%, sendo que os lixões têm sido responsáveis por parte das emissões de gases de efeito estufa, em especial o gás metano”, disse.

O palestrante também alertou para os efeitos do fenômeno, principalmente na região Nordeste, como mudança no regime de chuvas, com possibilidades de secas severas ou enchentes e processos de desertificação. Segundo o técnico, tem ainda a questão do desmatamentos e a das queimadas. “As árvores são responsáveis por retirar grandes volumes de CO2 da atmosfera”, afirmou. Ele citou ainda o caso de Icapuí que está sofrendo os impactos das marés altas, que têm destruído casas, barracas de praias e equipamentos públicos.

Resíduos sólidos

Outro assunto importante e apresentado durante a palestra, foi a questão dos resíduos. Genário explicou a Política Estadual de Resíduos Sólidos e o modelo de consórcios, que visa incentivar a coleta seletiva e a organização dos catadores, para a gestão local do lixo. “Nesta região do Litoral Leste, a população pode contar com o Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada para Aterro de Resíduos Sólidos (Comares), e qual fazem parte os seguintes municípios: Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim e Pindoretama”, relatou. “O município de Icapuí ainda não aderiu ao Comares”, completou.

Genário também apresentou os diversos programas desenvolvidos pela SEMA, a exemplo do AJA, que fomenta a participação da juventude em ações sustentáveis em espaços públicos, com inclusão social e ambiental, e apresentou o Auxílio Catador. A palestra encerrou os três dias de participação do Time SEMA na Ação Itinerante da Assembleia, em Icapuí. Foi a terceira participação da Secretaria. Foram realizadas oficinas de arte-educação com a reutilização de garrafas de vidros com a técnica de colagem, realizadas pela educadora da Coeas, Marina Fernandes. Cada oficina contava com cerca de 40 participantes. O técnico Christopher Morais, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/SEMA) distribuiu 150 mudas para os visitantes do estande da SEMA.

Proteção animal

O coordenador Tadeu Lavor e a técnica, Thais Câmara da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal (Coani/SEMA) realizaram, no contexto da Assembleia Itinerante, além das atividades no estande da SEMA, na Praça Adauto Róseo, uma ação de educação envolvendo os alunos do 6o e 7o ano da Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha, em Icapuí. Eles percorreram sete salas de aula e falaram com cerca de 150 estudantes. Na ocasião, o coordenador e a técnica Thais Câmara abordaram o tema de proteção e bem estar animal, reforçando o papel da população na prevenção dos maus tratos e do abandono de animais, bem como na preservação da fauna silvestre.