Em 2023, Sema continuará participando do Projeto Acolher

11 de janeiro de 2023 - 16:14

Assim como em 2022, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) confirma para 2023, parceria com o projeto Acolher, da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. De acordo com o técnico Christopher Morais, da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), em 2022, a Sema participou de 18, das 26 edições ocorridas em comunidades de bairros da Capital. “Distribuímos mais de 400 mudas de árvores nativas, folders, cartilhas temáticas e realizamos oficinas de reutilização de materiais recicláveis”, disse.

A educadora ambiental Emília Feitosa, da coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), destaca a importância dos materiais de apoio distribuídos, a exemplo do Meu Caderno Caatingueiro. “Por meio desse tipo de informação as crianças exploram o lúdico e se familiarizam com a biodiversidade da Caatinga, bioma que domina a maior parte do território cearense”, explica. A técnica da Coeas, Osmarina Fernandes, é responsável pela realização das oficinas que orientam os participantes para a reutilização de vidros.

A partir da 18° edição, a Sema passou a integrar o projeto Acolher e já esteve nos seguintes: bairros Álvaro Weyne, Curió, Floresta, Canindezinho, Genibaú, Vicente Pinzon, Pedras, Jardim das Oliveiras e Siqueira. Também são parceiros , a Secretaria da Proteção Social (SPS), Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Centro de Referência de Direitos Humanos; Defensoria Pública do Ceará Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e SESC.

Acolher

O projeto Acolher tem por finalidade ofertar serviços, programas e benefícios por meio da integração de políticas públicas, a partir de uma construção coletiva, nas mais diversas áreas, de forma itinerante.

Links:
Oficina de reutilização de Garrafas de vidro: https://www.youtube.com/watch?v=lC6o9W-6z98&list=PLFBSeLV2ZFc2R_P14CUfX3m72s-YF-V-S&index=8
Folders de compostagem e coleta seletiva: https://www.sema.ce.gov.br/material-educativo/
Folders de arborização urbana e espécies vegetais exóticas invasoras: https://www.sema.ce.gov.br/flora/programa-de-valorizacao-de-especies-vegetais-nativas/arborizacao-urbana-e-especies-exoticas/