Em ação imediata, Semace, Sema e Instituto Verde Luz translocam ninho com 145 ovos de tartarugas ameaçadas de extinção em Beberibe

8 de abril de 2022 - 08:42

Na manhã dessa quinta-feira (7), equipes da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) @semace_ce, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) @semaceara e do Instituto Verde Luz @institutoverdeluz se uniram para realizar uma translocação de ninho de tartarugas ameaçadas de extinção, na faixa de praia do litoral Leste, no município de Beberibe. A operação foi motivada por uma solicitação aos órgãos ambientais feita pela ONG que monitora o ninho.

Ao todo foram resgatados 145 ovos de tartarugas de uma ninhada que estava ameaçada por estar próxima a uma barragem e pelo carreamento de água das chuvas nela. “Foi uma ação imediata, e de pronto acatamos o pedido do instituto para salvar os ovos”, disse o assessor técnico da Fauna da Semace, Roberto Cavalcante.

O ninho foi transferido pelos agentes para um local na mesma praia, há poucos metros de onde se encontrava. Segundo a técnica da Sema, Thaís Câmara, “se não fôssemos a tempo, com o surgimento de mais chuvas, poderíamos perder todos os ovos”, informou a agente ambiental.

Como não tinha como identificar o tipo da espécie, a suspeita dos técnicos é de que sejam da espécie Tartaruga-de-pente, que também é mais comum de surgir naquele habitat.

Ocorrências

A Semace lembra que ações como essa em outros locais podem ser feitas com a colaboração das comunidades litorâneas. No caso de ocorrências de encalhes de tartarugas e outros animais marinhos, a ocorrência deve ser avisada à Superintendência pelo telefone (85) 3254.3083 ou 0800.275.22.33 ou pelo e-mail atendimento.fauna@semace.ce.gov.br.

Ascom Semace
Ana Luzia Brito