Governador Camilo Santana lança Atlas Costeiro e Marinho e assina Decreto criando o Planejamento Espacial Marinho

13 de dezembro de 2021 - 15:47

O Governador Camilo Santana apresentou o Atlas Digital Costeiro e Marinho do Ceará em almoço realizado na sexta-feira (10/12), na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). Além do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e de outras autoridades, estiveram presentes o secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno; o cientista-chefe do Meio Ambiente, Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Soares; e o Presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Prof. Dr. Tarcísio Pequeno.

O Atlas é um produto do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente que ocorre na Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) e na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e tem por agência de fomento a Funcap. A Plataforma faz parte dos Projetos Específicos do Programa “Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará” e “Sistema de Informações Geográficas (SIG) Ambiental do Ceará”.

O Atlas está hospedado de forma virtual na Plataforma Estadual de Dados Espaciais (PEDE) e as informações darão suporte a atividades como pesca, aquicultura, mineração, turismo, energias renováveis, hidrogênio verde, dentre outras, além de apresentar características químicas, físicas e biológicas do mar. A plataforma online será atualizada sempre que novas informações e dados forem obtidos e poderá ser utilizada por diferentes usuários, desde gestores municipais, estaduais e federais, alunos de escolas e Universidades, além de empreendedores.

A PEDE faz parte do Sistema Estadual do Meio Ambiente (SIEMA) que envolve a SEMA, Semace e o BPMA. O projeto conta com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marinha do Brasil, dentre outros.

Segundo o coordenador do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará, Dr. Eduardo Lacerda Barros, e o coordenador do Sistema de Informações Geográficas (SIG) Ambiental do Ceará, Dr. Renan Gonçalves Pinheiro Guerra, a utilização de uma plataforma digital no formato websig permitirá uma maior celeridade no processo de tomada de decisão, fiscalização e licenciamento ambiental, novas oportunidades para a economia do mar e economia verde, além de uma maior difusão e acessibilidade de dados e conhecimento sobre a nossa zona costeira e ambiente marinho do Ceará.

Na segunda fase, em 2022, o Atlas será apresentado na sua forma impressa (física) e nele constarão as principais informações que servirão de base e diagnóstico para a elaboração do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Ceará.

Planejamento Espacial Marinho

No mesmo almoço, o governador Camilo Santana assinou o Decreto nº 34.457, que criou o Grupo de Trabalho para elaboração do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Ceará, também desenvolvido no âmbito do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente. Segundo a UNESCO, o PEM se trata de um “processo público de análise e alocação da distribuição espacial e temporal de atividades humanas em áreas marinhas, para alcançar objetivos ecológicos, econômicos e sociais que geralmente foram especificados através de um processo político”.

Para o Secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno e para o Cientista-Chefe em Meio Ambiente, Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Soares (Labomar/UFC), trata-se de “um momento ímpar para Ceará se tornar o estado azul do Brasil, sendo pioneiro em políticas públicas para o oceano e economia do mar. A economia azul tem grande possibilidade de ser um motor de ganhos econômicos e sociais nessa década”. Em breve, a plataforma será apresentada de modo público.

Programa Cientista-Chefe

Criado na atual gestão da FUNCAP, o Programa Cientista-Chefe tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.

Para mais informações:

https://www.sema.ce.gov.br/89965-2/planejamento-costeiro-e-marinho-do-ceara/atlas-digital-costeiro-e-marinho-do-ceara/

Link de acesso para a (PEDE): http://geohub.sema.ce.gov.br/PEDE_PORTAL/

Para dúvidas e sugestões: cientistachefesema@gmail.com