ATLAS DIGITAL COSTEIRO E MARINHO DO CEARÁ

A região costeira do NE Brasil, como no caso do Estado do Ceará, apresenta uma multiplicidade de ecossistemas importantes em termos de produtividade tendo como ponto de vista os recursos renováveis e não renováveis. Nela destacam-se os ecossistemas estuarinos, áreas com manguezais, recifes de corais, bancos de algas calcáreas, dunas, dentre outros, assim, os recursos advindos destes ambientes possibilitam e asseguram a sobrevivência da população humana que vivem ao seu redor.A conservação e uso sustentável destes recursos naturais na Zona Costeira e Marinha do Estado é condição necessária para a promoção da qualidade de vida da população, para a redução da pobreza, conservação dos bens e serviços ambientais e a sustentabilidade de diversas atividades sociais, culturais e econômicas que são sustentadas pelo capital natural.

Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (PEMPRIM)

Foto: Marcus Davis

A área ambiental tem se tornado cada vez mais relevante no contexto da promoção do desenvolvimento sustentável, uso dos recursos naturais, promoção de políticas ambientais na área de água, biodiversidade, resíduos sólidos e clima, bem como a conservação dos ecossistemas no território. As paisagens do Estado do Ceará são representadas pelo semiárido, serras úmidas, zona costeira com a presença de manguezais, dunas, praias, falésias e recifes, assim como uma plataforma continental extensa e diversificada que apresenta múltiplos usos, interesses e potencialidades dentro do contexto da chamada “Economia do Mar”, também conhecida por “Economia Azul”; a qual é um dos setores de desenvolvimento dos planos estratégicos Fortaleza 2040 e Ceará 2050.

Duna do Pôr do Sol, Parque Nacional de Jericoacoara

Foto: Eduardo Lacerda

O Atlas Digital Costeiro e Marinho do Ceará é um produto do Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente que ocorre na Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) e na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e tem por agência de fomento a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FUNCAP). A Plataforma faz parte dos Projetos Específicos do Programa, o “Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará” e “Sistema de Informações Geográficas (SIG) Ambiental do Ceará”.

O Atlas será apresentado de forma online e será constantemente atualizado na Plataforma Estadual de Dados Espaciais (PEDE). As informações contidas estão baseadas nas seguintes grandes áreas:

A plataforma poderá ser utilizada por diferentes usuários, desde gestores municipais, estaduais e federais, alunos de escolas e Universidades, além de empreendedores. A PEDE faz parte do Sistema Estadual do Meio Ambiente (SIEMA) que envolve a SEMA, SEMACE e o BPMA, criado pelo Projeto de Lei Complementar nº 21/2020, oriundo da mensagem governamental nº 8.583. O projeto conta com o apoio de pesquisadores e técnicos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Marinhado Brasil, Serviço Geológico do Brasil, dentre outros.

Na segunda fase, até dezembro de 2022, o Atlas será apresentado na sua forma impressa (física) e nele constarão as principais informações que servirão de base e diagnóstico para a elaboração do Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Ceará. Segundo a UNESCO, o “PEM” se trata de um “processo público de análise e alocação da distribuição espacial e temporal de atividades humanas em áreas marinhas, para alcançar objetivos ecológicos, econômicos e sociais que geralmente foram especificados através de um processo político”.

A utilização de uma plataforma digital no formato websig irá permitir uma maior celeridade no processo de tomada de decisão, fiscalização e licenciamento ambiental, novas oportunidades para a economia do mar e economia verde, além de uma maior difusão e acessibilidade de dados e conhecimento sobre a nossa zona costeira e ambiente marinho do estado do Ceará.

– Veja o vídeo abaixo para conhecer o funcionamento da Plataforma:

– Clique aqui para ter acesso à Plataforma

– Clique aqui para ter acesso à lista de informações presentes no Atlas Digital Costeiro e Marinho do Ceará

Para sugestões, mais informações e em caso de dúvidas: cientistachefesema@gmail.com

Equipe Técnica e Coordenadores de Núcleo do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará

Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Soares

Cientista-Chefe em Meio Ambiente

Dr. Eduardo Lacerda Barros

Coordenador Científico do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará

Secretaria do Meio Ambiente (SEMA)

Dr. Renan Gonçalves Pinheiro Guerra

Coordenador Científico do Sistema de Informações Geográfica (SIG) Ambiental do Ceará