Governo do Ceará renova adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P

26 de novembro de 2021 - 10:18

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), renova compromisso com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O Ministério do Meio Ambiente (MMA) confirmou a renovação da Sema à A3P, ao publicar, dia 12 de novembro, no Diário Oficial da União, o extrato de adesão e enviar o certificado de Adesão. Segundo o orientador, Milton Alves de Oliveira, da Célula de Articulação Social da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas/Sema), a cada cinco anos, a adesão é renovada. “Ao término da vigência, nova adesão de igual período é feita”, explica.

O extrato de adesão é um termo celebrado entre a União, por intermédio do MMA, e o Estado do Ceará, por meio da Sema, tem como finalidade, integrar esforços para desenvolver, no âmbito da instituição, projetos destinados à implementação do Programa A3P. “O grande objetivo é promover a conscientização de uma cultura antidesperdício e a utilização coerente dos recursos naturais e dos bens públicos”, explicou o orientador. O termo foi assinado pelo Secretário-Executivo, Fernando Wandscheer de Moura Alves, do Ministério do Meio Ambiente, e pelo titular da Sema, Artur Bruno.

Sobre a A3P

A A3P busca estimular a administração pública a implementar práticas de sustentabilidade. É um programa de responsabilidade socioambiental, que busca incentivar a reflexão e a mudança de posturas dos servidores públicos para que internalizem critérios de gestão socioambiental em suas rotinas, de modo a ser exemplo para a sociedade. A agenda ambiental estrutura-se em seis eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; licitações sustentáveis; e construções sustentáveis.

O programa é voluntário, de livre adesão de qualquer instituição pública, junto ao MMA. No Ceará, a Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coeas, fornece assistência técnica para as instituições que desejam implantar o programa. Em 2011, a Sema assinou a primeira adesão e em 2015, a primeira renovação. Saiba mais em: https://www.sema.ce.gov.br/ap/ .