Dia Mundial da Limpeza 2021 terá ações na Praia de Iracema e no Cumbuco

14 de setembro de 2021 - 11:14

18 de setembro é o Dia Mundial da Limpeza de Praias, Rios e Lagoas. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) *e SESC Iparana*, promove no sábado (18) uma campanha educativa nas áreas de entorno dos recursos hídricos, com a participação de 33 municípios – sendo os 23 municípios costeiros – e nas Unidades de Conservação (UC) estaduais.

A ação terá apoio de movimentos da sociedade civil, tais como Ecomuseu do Mangue, Apremace-Aquiraz, Oceano sem Bituca, Hub Cumbuco e Nossa Iracema. O evento, que fará parte da programação alusiva à Década do Oceano, será conduzido por três coordenadorias da SEMA: Desenvolvimento Sustentável (Codes), Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) e Biodiversidade (Cobio), com participação da Equipe do Cientista Chefe do Meio Ambiente.

Na capital, a principal concentração acontece na orla da Praia de Iracema, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), da Prefeitura de Fortaleza, com a participação de colaboradores da SEMA e de voluntários. O cortejo de limpeza sairá de frente ao Hotel Sonata, indo até o Poço da Draga. “O objetivo do evento vai além de coletar o lixo que foi indevidamente descartado, a proposta não é só fazer limpezas pontuais desses locais, mas sermos exemplo do cuidado que a sociedade deve ter para com o planeta”, disse o titular da SEMA, Artur Bruno.

Também será destaque uma ação no Cumbuco, em Caucaia, junto com a Prefeitura Municipal, com a concentração inicial na Praça do Cumbuco. “A praia está concorrendo ao selo do programa Bandeira Azul, certificação de caráter socioambiental, reconhecida internacionalmente, com foco em quatro temas: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e serviços, e gestão ambiental”, explicou Bruno.

O Dia Mundial da Limpeza de 2021 ou World Cleanup Day (https://www.worldcleanupday.org/country/brazil) vai acontecer em mais de 180 países, com a participação de mais de 50 milhões de voluntários que vão limpar as suas comunidades, bairros, parques, florestas, desertos, rios, praias e lagoas.

SEMA lança estação do “Coastsnap Ceará”, para monitoramento comunitário das praias

O Projeto CoastSnap surgiu na Austrália em 2017, por meio de uma parceria entre o The Office of Environment and Heritage, do Water Research Lab (UNSW) e do Northern Beach Council, e hoje está presente em todos os continentes, formando uma rede global comunitária de monitoramento de praias. O projeto se utiliza do fluxo de pessoas que visitam pontos específicos da costa australiana (comunidades/frequentadores) e aproveitam a oportunidade para capturar fotos da paisagem costeira em estruturas específicas (pontos de precisão). Após isso, os usuários compartilham nas redes sociais com as # (hashtags) específicas do Projeto e as fotos podem ser utilizadas para calcular as taxas de mudança na posição da linha de costa. O banco de dados do monitoramento poderá fornecer previsões sobre a resposta da praia frente os processos oceanográficos e as formas uso e ocupação.

Assim, o método desenvolvido na Austrália será aplicado no litoral do Ceará por meio de parceria entre o Programa Cientista-Chefe Meio Ambiente (FUNCAP/SEMA/SEMACE) com o Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica (LGCO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e com o Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG), do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A primeira estação, utilizada como projeto piloto, foi instalada em junho de 2021 e está localizada na Praia do Pacheco (#CoastsnapPacheco), Município de Caucaia, ao lado do La Suite Praia Hotel. A segunda estação do projeto será instalada no mesmo município em setembro de 2021, mas agora na Praia do Cumbuco, no Posto do Corpo de Bombeiros Municipal, próximo da praça central do Cumbuco e do “It’s on kite”. Esta será a primeira de quatro estações previstas para serem instaladas no local. Em um futuro próximo espera-se que todos os 20 municípios da Linha de Costa do Ceará tenham estações do Coastsnap Ceará.

Confira a programação coordenada pela SEMA.